Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Câmara entrega homenagem póstuma ao médico Jonathan Pliacekos em Foz do Iguaçu (02/12)

Postado em 02/12/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Câmara entrega homenagem póstuma ao médico Jonathan Pliacekos em Foz do Iguaçu (02/12)*


Profissional faleceu, vítima da covid, antes que pudesse receber o título de Cidadão Honorário do município.

Imagem: Agência Municipal de Notícias.

A Câmara Municipal congratulou postumamente, na manhã desta quarta-feira (02), o médico Jonathan Pliacekos com o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu.

A esposa, Claudinéia de Pieri Raposo Pliacekos recebeu a homenagem em nome do médico, das mãos do vereador João Miranda (PSD) e da vereadora Anice Gazzaoui (PL), em reconhecimento ao trabalho de toda uma vida dedicada à saúde. A cerimônia, repleta de emoção, foi privativa, mas contou com a presença de filhos e outros familiares.

Ao receber a honraria, Claudinéia citou que na data de hoje completa um mês do sepultamento do Dr. Jonathan, que faleceu em virtude de complicações da covid-19.

“Uma das coisas que eu disse que ia fazer era continuar tudo que meu marido tinha por terminar de fazer nessa vida. Foi interrompido por um acontecimento que está desolando não só minha família, mas o mundo inteiro. Meu marido, quando foi indicado a receber esse título, falou várias vezes pra mim: agora eu já posso morrer, porque só faltava isso de homenagem na vida dele”, recordou.

“Eu estive durante quase 30 anos ao lado deste homem que nunca terei palavras para descrever, o exemplo que ele foi para todos nós. O Jonathan tinha dois amores na vida: a família e o trabalho”, complementou. Ao final, a esposa leu uma carta escrita pelo próprio Jonathan, em 2019, quando soube que receberia uma das maiores honrarias do município.

“Como médico, foi um herói”

O proponente do título, vereador João Miranda, destacou que “Dr. Jonathan muitas vezes renunciava à família para cumprir sua missão, atender seus pacientes. Eu o conheci há 20 anos. Ele foi um herói em Foz do Iguaçu, como médico, como defensor da vida, uma pessoa que não tinha tempo ruim. Ele dava uma aula de como tratar os pacientes e recebia deles de volta todo o carinho”.

A vereadora Anice Gazzaoui (PL) leu a biografia durante a homenagem e ressaltou: “Estou muito emocionada com a entrega desse título e também por conhecê-lo e saber o quanto ele era querido e amado. Uma pessoa que realmente é um patrimônio de Foz do Iguaçu”, disse.

Imagem: Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

História e luta profissional

Dr. Jonathan atuava há 27 anos como médico da rede pública em Foz do Iguaçu. Era natural da localidade de Erebango (RS). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1969. Em 2019, completou 50 anos de atuação na área.

Antes de chegar a Foz, residiu por 21 anos na cidade de Altônia, município do qual foi prefeito entre os anos de 1989 e1992 e teve um pequeno hospital. Também foi fundador da Associação Comercial daquela cidade e presidente da Associação dos Hospitais do Noroeste do Paraná, assessor especial do Secretário de Saúde do Paraná e outras funções na vida pública.

Durante a pandemia do novo coronavírus, sabendo dos riscos, atendeu aos via telemedicina, sistema implantado para tratar remotamente os pacientes da covid-19 e pelo qual já passaram cerca de 10 mil pacientes. Quando contraiu a covid-19, foi internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, mas o quadro se agravou. Deixou a esposa Claudineia e quatro filhos: Alexandre, Melissa, Danielle e Marcos.

RCI, com informações da Câmara Municipal.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

1 × 3 =