Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

FIciencias 2020 tem exposição virtual de projetos científicos de estudantes

Postado em 07/12/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : FIciencias 2020 tem exposição virtual de projetos científicos de estudantes*


Programação segue até sexta e playlists estão disponíveis no Youtube do evento, por áreas de conhecimento.

Imagem: Kiko Sierich / PTI.

Em 2020, o mundo todo parou para acompanhar e torcer pelos avanços da ciência. Em um ano como este, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) não poderia abrir mão da realização da Feira da Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias). Em um modelo adaptado e totalmente virtual, a 9ª edição do evento que estimula jovens a colocar a ciência em prática teve início nesta segunda-feira (07).

Na versão virtual, todos vão poder acompanhar as apresentações dos trabalhos dos estudantes, em playlists por área do conhecimento. Até quinta-feira, 10, a FIciencias conta ainda com uma programação de palestras com especialistas em temas relacionados a inovação, tecnologia e empreendedorismo. A feira termina na sexta-feira, 11, às 14h, quando serão divulgados os projetos premiados.

O diretor superintendente do Parque Tecnológico, General Eduardo Garrido, deu as boas-vindas e desejou sucesso aos estudantes que participam da 9ª edição da FIciencias.

Segundo Garrido, o desenvolvimento dos trabalhos apresentados pelos alunos permitiu que eles pudessem colocar em prática a inovação, a criatividade, o conhecimento e o interesse pela ciência. “Nosso objetivo é seguir fomentando a adesão dos jovens nessas áreas tão importantes, visando um futuro de empreendedorismo e inovação”, destacou.

O diretor técnico do PTI, Rafael Deitos, evidenciou o esforço da organização da FIciencias para transformar um evento de grande porte, que atrai pessoas de toda a região para a troca de conhecimento relativo à produção científica, em uma versão virtual, “sem perder a essência de integração”.

A coordenadora da FIciencias pelo PTI, Andrei Pavei, avaliou que as reflexões sobre a pandemia do coronavírus evidenciaram a importância da ciência e da pesquisa para a humanidade. “Esse é o grande objetivo da FIciencias, plantar o interesse pela pesquisa e pelas ciências nas crianças e jovens e, com certeza, futuramente colheremos os resultados”.

A representante do comitê gestor da FIciencias, Graciela Heep, comentou que os jovens que aceitaram o desafio de participar desta edição da feira poderão ser os cientistas do futuro. “É importante manter a feira e estimular isso desde jovem, para que eles criem essa cultura de pesquisa”, disse.

Compõem o comitê a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual do Centro-Oeste). A organização do evento é feita pelo PTI em parceria com a Itaipu Binacional.

Programação

A programação da FIciencias 2020 foi aberta com a palestra do gerente de novos negócios da empresa 3M, Carlos Camargo, que falou aos estudantes e público que acompanhavam a transmissão pelo Youtube sobre alguns “ingredientes” da inovação, com exemplos práticos de como são implementados no dia a dia das empresas e indústrias.

Ao todo, foram selecionados mais de 50 projetos de alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, ensino técnica ou cursos de educação de jovens e adultos em níveis equivalentes. A exposição desses trabalhos é virtual, em vídeos de até cinco minutos, que foram divididos em playlists por áreas de conhecimento. São elas: Ciências Humanas, Exatas e da Terra, Biológicas, Agrárias, Sociais Aplicadas, Saúde e Engenharias.

As apresentações estão disponíveis ao público via Youtube da FIciencias (https://www.youtube.com/FIcienciasFeira). Entre esta segunda e sexta-feira, 11, os projetos serão avaliados pelas comissões técnica e científica do evento, composta por representantes de instituições de ensino superior e técnicos do Parque Tecnológico.

Confira a programação da FIciencias 2020:

• 08/12 (terça-feira):
14h – A Internet das Coisas e Outras Coisas – Linnyer Beatryz Ruiz Aylon – presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica.
19h – Empreendedorismo Periférico – Vinicius Mendes Lime – Agência Besouro.

• 09/12 (quarta-feira):
14h – Cultura Maker e o Mercado de Trabalho – Elifas Fernandes Gorgonho Farias – Diretor da Matita Tecnologia Educacional.
19h – O Ser Cientista e sua Sensibilidade de Conhecer e Admirar o Mundo – Um Olhar Sobre a Metodologia Científica – Jacieli Lyra – Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Maringá.

• 10/12 (quinta-feira):
14h – Competências para o Profissional do Futuro – Juliano Hoesel – Sócio-consultor da Ponte Consultoria em Desenvolvimento.
19h – Mulheres na Ciência – Nathalie Danree Busti – Engenheira no Centro de Competência em Energias Renováveis do PTI.

• 11/12 (sexta-feira):
14h – Encerramento e divulgação dos projetos vencedores da 9ª edição.

Assessoria PTI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

5 × cinco =