Em um dos casos, paciente já estava recuperado da covid, enquanto que, no outro, o novo coronavírus foi causa direta.
O Samic Iguazú, principal hospital público de Puerto Iguazú e da porção norte da província de Misiones, confirmou, nesta terça-feira (22), o falecimento de dois pacientes que estavam hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro de doenças respiratórias.
O primeiro caso foi o de um aposentado de 56 anos, morador de Puerto Iguazú, que estava internado desde 21/11 com diagnóstico de pneumonia e suspeita de covid-19, confirmada por exame RT-PCR positivo, datado do dia de entrada na instituição.
A vítima tinha comorbidades como hipertensão e diabetes. A causa do óbito, no entanto, foi alvo de discussão (se a covid foi causa principal ou secundária), tendo em vista um segundo exame RT-PCR, datado de 01/12, que apontou que o vírus foi eliminado do organismo do paciente, que permaneceu internado por mais 20 dias até o falecimento.
Já o segundo caso reportado foi o de um motorista de 62 anos, morador de Puerto Iguazú, que foi internado no dia 03 e estava, desde o dia 07, respirando com a ajuda de aparelhos. Ele era ex-tabagista e tinha comorbidades, tendo dado positivo nos exames para a detecção do Sars-CoV-2.
No boletim desta terça-feira, o Ministério da Saúde da Província de Misiones confirmou como covid apenas o falecimento do motorista. Anteriormente, um homem de 77 anos já havia falecido pela doença em Puerto Iguazú, que tem acumulado de 184 casos (sete ainda em fase de transmissão do vírus) desde o início da pandemia.
A província, como um todo, tem 977 casos confirmados desde março, 31 dos quais, adicionados nesta terça. São 708 pacientes já recuperados, 20 falecidos e 249 que permanecem na fase ativa (233 em isolamento domiciliar e 16 hospitalizados). Misiones é um dos locais com menor incidência do novo coronavírus em território argentino.
Jornalismo RCI.