Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Itaipu pede colaboração da população para que Natal de Luzes siga os protocolos sanitários

Postado em 07/12/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Itaipu pede colaboração da população para que Natal de Luzes siga os protocolos sanitários*


Quem passar a pé pelo local deve respeitar as determinações sanitárias e evitar aglomerações – recomendação é o trajeto drive-thru.

Imagem: Vision Art.

De carro, com distanciamento e toda a segurança necessária, milhares de pessoas já se encantaram com o Natal de Luzes da Itaipu, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, em Foz do Iguaçu.

O primeiro fim de semana da apresentação foi um sucesso. Desde sábado (5), quem passa pelo local pode apreciar a projeção na fachada da Catedral, a iluminação, música e decoração temáticas. O drive-thru no circuito de 600 metros funcionou muito bem, sob a supervisão do Foztrans e da Polícia Militar.

Algumas pessoas, no entanto, estão passando pelo local a pé. A Itaipu e a Prefeitura de Foz do Iguaçu reforçam a orientação de que a visita ao Natal de Luzes seja feita de carro, pelo circuito drive-thru.

Imagem: Sara Cheida / Itaipu Binacional.

Quem passar pelo local a pé, no entanto, deve seguir rigorosamente as recomendações de prevenção do contágio com o novo coronavírus, como evitar aglomerações e preservar ao máximo o distanciamento, além do uso obrigatório de máscaras e, sempre que possível, álcool em gel nas mãos.

A Itaipu estuda a possibilidade de colocar à disposição da população, seguindo rigorosos protocolos, as carretinhas usadas no circuito turístico do Refúgio Biológico Bela Vista, para que mais pessoas também tenham a oportunidade de fazer o drive-thru.

“Tudo está sendo preparado com muito carinho e responsabilidade, mas se a comunidade não continuar colaborando, cuidando uns dos outros, a programação poderá sofrer alterações”, diz a superintendente de Comunicação Social e de Turismo da Itaipu, Patrícia Iunovich.

Nesta segunda-feira (07), a coordenação do evento fez um balanço do primeiro fim de semana do Natal de Luzes. “O resultado foi bastante positivo, porque a população entendeu a proposta e tem aderido ao sistema”, afirma Patrícia.

Para o prefeito em exercício Nilton Bobato, as pessoas estão passando por um período bastante difícil e a Itaipu soube, com criatividade, oferecer um Natal seguro para a população. “Mas é preciso redobrar a atenção aos protocolos, com distanciamento e uso de máscara, para que todos possam aproveitar o Natal com segurança.”

Imagem: Sara Cheida / Itaipu Binacional.

Segurança

Todos os detalhes foram pensados considerando o avanço da covid-19. A cerimônia de abertura, no sábado, por exemplo, respeitou os protocolos de enfrentamento da doença, com transmissão online do evento pelos canais da Itaipu no Youtube e no Facebook. Na primeira noite do espetáculo, o Foztrans, que está apoiando no ordenamento do fluxo, chegou a contabilizar mais de 300 carros por hora.

O principal destaque da festa é para as projeções mapeadas nas fachadas da catedral, que serão apresentadas até o dia 23, das 20h às 22h30. Uma estrela-guia conecta alguns dos principais ícones da região, como as Cataratas, usina de Itaipu, Marco das Três Fronteiras e Mesquita, entre outros. Também são transmitidas mensagens de otimismo e esperança.

A produtora responsável pela apresentação é a Visualfarm, empresa de São Paulo (SP) pioneira no Brasil na criação de espetáculos públicos projetivos e no uso do video mapping (mapeamento de vídeo), e responsável pela aplicação da técnica no Cristo Redentor. O espetáculo é gratuito (mas quem quiser pode contribuir com um quilo de alimento não perecível).

O circuito drive-thru irá permanecer enquanto estiver em vigor o decreto do governo estadual que restringe eventos com mais de dez pessoas em lugares públicos. Depois do dia 23, os atrativos natalinos montados ao redor da catedral ficam no local até o dia 5 de janeiro.

Imagem: Sara Cheida / Itaipu Binacional.

Natal de Luzes da Itaipu

Diariamente, até o dia 23 de dezembro, das 20h às 22h30, na Catedral Nossa Senhora do Guadalupe, na Vila A, Foz do Iguaçu. As luzes se apagam às 23h. A decoração permanece no local até o dia 5 de janeiro de 2021.

Mapa do circuito drive-thru, com entrada pela Avenida Gramado.

Itaipu Binacional.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

cinco × 4 =