Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Natal de Luzes da Itaipu também poderá ser visto em circuito drive-thru em Foz do Iguaçu

Postado em 03/12/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Natal de Luzes da Itaipu também poderá ser visto em circuito drive-thru em Foz do Iguaçu*


Abertura está marcada para este sábado, às 20h, na frente da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A.

Imagens: Sara Cheida / Itaipu Binacional.

A partir deste sábado (5) e até 5 de janeiro, acontece o Natal de Luzes da Itaipu, na Catedral Nossa Senhora da Guadalupe, na Vila A, em Foz do Iguaçu.

Para evitar aglomeração e aumentar a prevenção contra a covid-19, a empresa vai oferecer toda a estrutura de segurança sanitária e dois sistemas de visitação à Vila de Natal, junto à Catedral: presencial, com distanciamento; e drive-thru.

Haverá um portal e um circuito sinalizado para a passagem dos carros, de onde o espetáculo também poderá ser apreciado. Mais informações sobre o sistema drive-thru do Natal de Luzes da Itaipu serão divulgadas nesta sexta-feira (4).

A abertura do evento está prevista para este sábado (5), às 20h, com as presenças do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o prefeito em exercício, Nilton Bobato, e o padre Clodoaldo Frasseto, pároco da Catedral.

A troupe Luz da Lua dará as boas-vindas ao público, uma forma de valorização dos artistas locais, uma das categorias mais prejudicadas com o impacto econômico da pandemia da covid-19.

A programação inclui duas feiras, uma permanente, das 18h às 22h, e outra de rua, às quartas, sextas e domingo, no mesmo horário.

As pessoas poderão transitar pelo local e aproveitar a festa natalina, com comidas típicas e elementos decorativos, desde que atendam às medidas de distanciamento social e uso obrigatório de máscaras de proteção facial. A poucos metros dali, o prédio do Centro Executivo da Itaipu também será decorado.

Projeção

O destaque da programação será a projeção mapeada nas fachadas da catedral, que será apresentada até o dia 23, das 20h às 22h30. A técnica de projeção mapeada permite lançar imagens em uma estrutura tridimensional, que é previamente mapeada por um software.

Enquanto a projeção plana não possibilita a manipulação da luz, a mapeada permite que a luz seja direcionada exatamente para a área que receberá o conteúdo visual, criando a ilusão de que o vídeo se encaixa na estrutura. No sistema presencial, haverá marcação no chão e todos deverão permanecer em pé, usando máscaras.

Silva e Luna diz que a ideia é tornar o Natal de Luzes o mais inclusivo e seguro possível para a população de Foz e turistas. “Sabemos que tem sido um ano atípico, com muitos desafios. Por isso, devemos celebrar cada momento da vida. E o Natal é o resumo disso: a confraternização de todos os povos e religiões do mundo.”

O Natal de Luzes de Itaipu se integra ao Natal de Foz do Iguaçu, na Praça da Paz, que começa no dia 11. A Prefeitura vai apoiar a realização do evento da margem brasileira da usina com contingente e ordenamento do fluxo de trânsito e de pessoas.

De várias partes da cidade, será possível ver o espetáculo projetado na catedral. O roteiro, em quatro atos, começa com uma estrela guia que passa pela cidade e pelos principais pontos turísticos, culturais e religiosos da fronteira, como as Cataratas do Iguaçu, usina de Itaipu, Marco das Três Fronteiras, Ponte da Amizade, Templo Budista e Mesquita.

Os demais cenários serão surpresas, mas devem encantar quem assistir – a pé ou de carro. A produtora responsável pela apresentação é a Visualfarm, empresa de São Paulo (SP) pioneira no Brasil na criação de espetáculos públicos projetivos e no uso do video mapping (mapeamento de vídeo).

Com grandes apresentações no portfólio – como o “abraço do Cristo Redentor”, para a campanha Carinho de Verdade, no Rio de Janeiro (RJ) –, a Visualfarm transformará a fachada da catedral em uma tela de projeção mapeada, ilustrando uma narrativa que traz mensagens de esperança e promete encantar turistas e a população iguaçuense.

Condições climáticas, decretos restritivos e o desrespeito às normas de segurança podem levar a alterações na programação.

Não haverá cobrança de ingresso, mas quem quiser poderá levar um quilo de alimento não perecível. As doações serão repassadas para entidades beneficentes.

Na Catedral

A escolha do local não aconteceu por acaso. O Gramadão da Vila A, tradicional palco do Natal de Itaipu, está passando por obras de revitalização. A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe fica muito próxima e oferece as condições necessárias para o espetáculo.

Inovação

A festa de Natal promovida este ano por Itaipu será a mais inovadora e sustentável celebração natalina já preparada pela usina para presentear a cidade e a região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Além da projeção, a área da catedral terá decoração temática de luzes, com Papai Noel, bola colorida gigante e outros brinquedos, além de barraquinhas de artesanato.

Itaipu Binacional.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

1 × 4 =