Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Obras da segunda ponte em Foz do Iguaçu já estão perto dos 50% – veja imagens

Postado em 14/12/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Obras da segunda ponte em Foz do Iguaçu já estão perto dos 50% – veja imagens*


Última medição aponta 48,96% de avanço no cronograma da via entre Brasil e Paraguai sobre o rio Paraná.

Imagem: Kiko Sierich / PTI.

Até o final de dezembro, a estimativa é que metade da obra da Ponte da Integração, que a diretoria brasileira de Itaipu está financiando para ligar Foz do Iguaçu a Presidente Franco, no departamento paraguaio de Alto Paraná, estará concluída. Iniciada em agosto de 2019, a previsão é que a obra fique pronta em meados de 2022. O investimento total é de aproximadamente R$ 463 milhões, incluindo o acesso perimetral.

Considerada uma das mais importantes obras estruturantes para a região e, por consequência, para todo o Mercosul, a Ponte da Integração começou a ser erguida em agosto de 2019, antes da pandemia da covid-19, e sobreviveu ao período – o mais grave dos últimos tempos também do ponto de vista econômico. Ao longo do ano de 2020, tem empregado diretamente 452 pessoas em ambas as margens do Rio Paraná, no Brasil e Paraguai.

A segunda ponte é uma obra do Governo Federal com gestão do Governo do Paraná (por meio do Departamento de Estradas de Rodagem – DER). A execução é do consórcio Ponte Foz – Construbase/ Cidade/ Paulitec.

Do tipo estaiada, a ligação terá 760 metros de comprimento, com vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina -, e 40 metros de largura. Ela terá como principal papel desafogar o trânsito pesado na região e contribuir para o Oeste do Estado se transformar num hub logístico.

Imagem: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional.

“Além de todo o legado que a obra representará para a fronteira, é importante ressaltar que a construção teve seu pique durante uma época terrível de desemprego vivida por Foz, quando quase 5 mil vagas foram perdidas”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. E completa: “Cumprimos assim mais do que nossa missão de gerar energia limpa e renovável, abrindo frentes de trabalho para nossa gente, cuidado um dos outros”.

Depois de concluída, a segunda ponte, juntamente com as demais obras financiadas pela margem brasileira de Itaipu, vai mudar o perfil econômico e estratégico de toda a região de fronteira e do Oeste do Paraná.

No início deste mês, o presidente Jair Bolsonaro encerrou seu ciclo de visitas ao Paraná, no ano de 2020, para acompanhar o andamento deste trabalho. Nessa sua quarta visita à cidade desde o início do mandato, Bolsonaro esteve com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, e alguns ministros.

Imagem: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional.

Itaipu Binacional.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

onze − 6 =