Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Projeto desenvolvido em Foz do Iguaçu mostra a ciência por trás dos alimentos (vídeo)

Postado em 03/12/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Projeto desenvolvido em Foz do Iguaçu mostra a ciência por trás dos alimentos (vídeo)*


Iniciativa partiu de integrantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Imagem: Divulgação / Unila.

Fornecer conhecimentos básicos sobre os processos químicos da preparação, manipulação e armazenamento dos alimentos, é um dos objetivos do projeto de extensão “O que comemos? A Ciência por trás dos alimentos”, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Originalmente, o projeto foi planejado para ser executado por meio de oficinas e atividades práticas em escolas de ensino médio, das redes pública e privada de Foz do Iguaçu. Com a pandemia, a iniciativa migrou para a internet.

Hoje, os integrantes produzem vídeos que mostram os bastidores dos processos pelos quais passam os alimentos mais apreciados pelos consumidores, como massas, emulsões e chocolates. O primeiro, que explica qual é o papel do glúten na preparação do pão, e pode ser visto abaixo.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Aline Theodoro Toci, o objetivo é mostrar que o conhecimento científico faz parte do dia a dia de todos e, dessa forma, tentar aumentar o interesse de estudantes pelas ciências exatas e da natureza.

“Muitos dos processos de preparo de alimentos envolvem procedimentos surpreendentes e curiosos, o que pode despertar o interesse de muitos indivíduos. Visamos tornar o ensino de ciências mais agradável, através do melhoramento da formação de professores e despertando o interesse dos estudantes para as áreas das ciências tecnológicas, em especial a química”, explica.

Para este ano, estão previstos outros três vídeos, que vão abordar temas como “A ciência por trás do suspiro”, previsto para ir ao ar nesta sexta-feira (04), e “A transformação do cacau no maravilhoso chocolate”.

Em cada capítulo, são apresentadas informações das áreas de microbiologia, biologia, química e engenharia, para explicar a composição e as propriedades de um alimento específico, bem como as diversas operações químicas e físicas de transformação, que resultam na comida pronta.

Os conhecimentos repassados nos vídeos também podem ajudar a população a tomar decisões mais conscientes e influenciar nas escolhas de consumo. “Decisões tomadas com conhecimento quase sempre conduzem a boas escolhas e melhoria da qualidade de vida em geral”, celebra Aline.

RCI, com informações da Unila.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

1 + dez =