Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Projeto Maradona recebe Moção de Aplauso na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu

Postado em 14/12/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Projeto Maradona recebe Moção de Aplauso na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu*


Também nesta segunda-feira (14), foram feitas homenagens ao Colégio Agrícola e à religiosa Filomena Rubano.

Imagem: Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

O Poder Legislativo de Foz do Iguaçu congratulou na manhã desta segunda-feira (14), com a Moção de Aplauso nº 12/2020, o “Projeto Maradona – Atleta de Hoje, Heróis do Futuro”. A homenagem ao projeto social desenvolvido em Foz do Iguaçu pelo voluntário Franciney Maradona foi proposta pelo vereador Celino Fertrin. A entrega também contou com a presença do vereador Marcio Rosa.

“Um projeto que teve o trabalho iniciado com cinco meninos e uma bola, na Vila Independente. Doaram seus serviços e materiais e em novembro do mesmo ano já contavam com 86 alunos. O projeto mudou a forma de pensar dos jovens, dando a mão aos que precisam. Precisaríamos de um dia todo para falar um pouco desse grande projeto”, afirmou Fertrin.

Franciney Maradona, criador e coordenador do projeto, agradeceu: “Há seis anos, quando iniciamos o projeto, tive apoio do meu pai. Foi feito com muito amor, carinho, suor e lágrimas. Muitas pessoas não acreditaram no que era possível de fazer. Muitas pessoas falavam que em Foz os projetos nasciam e morriam. Eu quis estar aqui em Foz, desenvolvendo esse trabalho. É um dos mais importantes reconhecimentos desse do município. Estou muito feliz”.

O projeto oferta cursos gratuitos e atividades recreativas que contribuem para o bem-estar social de jovens residentes em comunidades socialmente vulneráveis em Foz do Iguaçu.

Colégio Agrícola

Também nesta segunda, a Câmara de Foz do Iguaçu entregou a Moção de Aplauso nº 13/2020, dedicada ao Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena (Colégio Agrícola), em reconhecimento aos 56 anos de formação de alunos em cursos regulares e técnicos. Quem recebeu a homenagem em nome da instituição foi o diretor Rogério Brekailo, das mãos do proponente Celino Fertrin e do vereador Marcio Rosa.

De acordo com Fertrin, “deveríamos lutar para ampliar os espaços e não reduzir, para que instituições como essa cresçam, permaneçam e ampliem seus espaços. São 67 anos transformando vidas. Nossos parabéns”.

O diretor da instituição agradeceu o reconhecimento. “O Colégio Agrícola iniciou como escola dos trabalhadores rurais. Ele é muito importante para nossa região. Hoje, com 210 alunos morando no colégio, e totalizando 350 alunos que ali estudam e levam o resultado de sua formação pelo Brasil afora. O colégio tem por finalidade, quer seja dentro do curso de agropecuária, guia de turismo, técnico em química, são os resultados que mostramos para sociedade que não estamos ali para brincar”, disse.

Irmã Filomena

O Legislativo de Foz do Iguaçu também entregou, em sessão solene privativa, nesta segunda-feira, o Título de Cidadã Honorária de Foz do Iguaçu à religiosa Filomena Rubano, em reconhecimento aos serviços prestados ao município em seu trabalho na Associação Fraternidade Aliança (AFA), que dá apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade.

O vereador João Miranda (PSD), proponente do título, destacou que no próximo ano serão 30 anos do projeto localizado na região do Porto Meira. “Além de ajudar as famílias, Filomena, conhecendo a realidade local, pensava em como poderia auxiliar essas famílias. Foi aí que iniciou a Pastoral da Criança, quando conheceu a realidade não só do Porto Meira, mas de toda Foz do Iguaçu. O espírito de luta, o gosto pelo desafio e a vontade de fazer sempre o melhor para as pessoas. Novos desafios a cada dia, a cada projeto que a AFA executa. Tem que ter amor ao próximo, senão não vai pra frente”, avaliou.

Emocionada, Irmã Filomena, que é nascida na Itália, externou sua gratidão. “Me sinto acolhida por essa cidade e graças ao meu trabalho em favor dos excluídos. Agradeço especialmente ao Padre Arturo, que foi o idealizador dessa instituição, que há quase 30 anos se uniu a mulheres simples da comunidade para acolher os pobres. Com ele, aprendi a amar o povo sofrido, resisti ás dificuldades Por isso me pediu, ainda em vida, que eu continuasse seu legado de amor a esse povo”.

RCI, com informações da Câmara Municipal.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

19 + 14 =