Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

PTI e IFPR promovem especialização em Internet das Coisas em Foz do Iguaçu

Postado em 15/12/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : PTI e IFPR promovem especialização em Internet das Coisas em Foz do Iguaçu*


Inscrições para a primeira turma, com 30 vagas, devem ser abertas no primeiro semestre de 2021.

Imagem: Kiko Sierich / PTI.

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) promovem em 2021 curso de especialização em Internet das Coisas (IoT). A previsão é que o processo seletivo para a turma aconteça no primeiro semestre do ano.

A formação é destinada a egressos de cursos relacionados à tecnologia e interessados na área de Internet das Coisas (IoT) de Foz do Iguaçu e região. Serão abertas 30 vagas para a especialização, que será oferecida gratuitamente. A seleção dos alunos será feita pelo IFPR.

A realização do curso foi viabilizada a partir de um acordo de cooperação entre o PTI e o IFPR, assinado em outubro deste ano.

A partir de então, o Parque Tecnológico vem atuando na organização e estruturação física da formação, por meio do Centro de Competência em Tecnologias Abertas e IoT, com o apoio da Itaipu Binacional.

A mediação e facilitação pedagógica é feita pelo Centro de Competência em Ciência e Educação. As aulas serão de responsabilidade do IFPR. O recurso financeiro para a realização do curso é proveniente de convênio entre a Itaipu e o PTI.

O objetivo do PTI e do IFPR é formar especialistas em Internet das Coisas, área que possibilita a conexão de objetos físicos por meio de sensores, chips e softwares.

A IoT tem diversas aplicações, desde utilizações mais simples, como ligar e acender uma lâmpada pelo smartphone, a projetos de Cidades Inteligentes, como é o caso do Programa Vila A Inteligente, que envolve uma série de tecnologias que visam facilitar e melhorar a rotina dos cidadãos.

A previsão é que as aulas da especialização sejam iniciadas no segundo semestre de 2021. Mais informações serão divulgadas nos canais de comunicação do Parque Tecnológico nos próximos meses.

Assessoria PTI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

16 − 14 =