Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Semáforos inteligentes serão instalados na próxima semana na Vila A

Postado em 04/12/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Semáforos inteligentes serão instalados na próxima semana na Vila A*


Ainda em dezembro, bairro da região norte de Foz do Iguaçu deve ganhar pontos de ônibus equipados com novas tecnologias.

Imagem: Kiko Sierich / PTI.

Quem passa pela Vila A já percebe que o bairro passa por mudanças, mas talvez não saiba ainda que vai se tornar referência para todo o Brasil. Em um ponto do bairro, há obras para receber semáforos inteligentes. Em outro, para a troca dos pontos de ônibus, que passarão a ter informações sobre o itinerário. Há ainda uma série de outras adaptações para receber as tecnologias que o tornarão o primeiro bairro público inteligente do país.

A previsão é que a instalação das soluções que integram a primeira entrega do projeto seja concluída ainda em dezembro deste ano. A iniciativa é promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, em parceria com a Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Companhia Paranaense de Energia (Copel).

A implantação desta primeira fase, que envolve semáforos e pontos de ônibus inteligentes, câmeras de monitoramento de placas, luminárias inteligentes com reconhecimento facial e o Centro de Controle e Operações (CCO), onde as tecnologias serão monitoradas, iniciou no final de setembro.

Já foram retirados os quatro pontos de ônibus antigos, que serão substituídos por inteligentes e terão um painel com os horários do transporte coletivo e carregamento de celular. Estão sendo instaladas as estruturas metálicas dos novos equipamentos, com previsão de término para o final desta semana.

Imagem: Kiko Sierich / PTI.

Já os semáforos inteligentes, nos quatro principais cruzamentos do bairro, tiveram toda a parte de infraestrutura preparada, e a instalação dos equipamentos acontece na próxima semana. Os semáforos inteligentes possuem Inteligência Artificial, que permite a otimização do tempo de passagem conforme o fluxo nas vias do bairro e a detecção, por exemplo, de ambulâncias, garantindo maior agilidade no atendimento das vítimas. Também serão instalados semáforos para pedestres.

Os postes e caixas de inteligência da iluminação inteligente estão prontos e, a partir da próxima semana, as luminárias e câmeras de reconhecimento facial começam a ser implementadas. O Centro de Controle e Operações, que vai funcionar na Concha Acústica do Gramadão, está com quase tudo finalizado para iniciar o monitoramento de todas essas soluções, que têm o objetivo de proporcionar melhorias na rotina e, por consequência, na qualidade de vida não apenas dos moradores da Vila A, como de toda a cidade.

“Além de aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, o Vila A Inteligente pretende trazer a Foz do Iguaçu novas empresas interessadas em validar suas tecnologias. Isso vai permitir a diversificação da economia da cidade e a geração de novos empregos e renda”, destacou o diretor superintendente do Parque Tecnológico, general Eduardo Garrido.

De acordo com Tiago Faierstein, líder do projeto Cidades Inteligentes da ABDI, a partir da entrega da primeira fase do projeto, pretende-se trazer a Foz do Iguaçu gestores de todo o Brasil para conhecer a iniciativa. “Queremos sensibilizá-los em relação à importância da tecnologia para melhorar a qualidade de vida do cidadão. Para isso, traremos caravanas de prefeitos e gestores públicos para que vejam a transformação da Vila A”, salientou.

O secretário de Tecnologia da Informação e coordenador do Vila A Inteligente pela Prefeitura de Foz, Evandro Ferreira, comentou que o trabalho para efetivação desta primeira fase tem sido intenso. “Vejo o avanço exponencial da implantação das tecnologias, com expectativa de que o mais breve possível esteja tudo disponível para os moradores do bairro e a cidade de Foz do Iguaçu”, afirmou.

“Essas tecnologias, que em poucos dias começarão a ser experimentadas por todos aqueles que transitam pela Vila A, são apenas o início da mudança do bairro, que terá uma dinâmica muito mais otimizada na interação com os serviços e espaços públicos. Muito ainda está por vir.”, salientou Garrido.

Assessoria PTI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dezessete − 16 =