Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Vila A Inteligente e tecnologias para o setor são carro-chefe do PTI no Festival das Cataratas

Postado em 04/12/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Vila A Inteligente e tecnologias para o setor são carro-chefe do PTI no Festival das Cataratas*


Parque Tecnológico apresenta soluções na Feira de Turismo e Negócios do evento, que segue até esta sexta-feira (04).

Imagem: Kiko Sierich / PTI.

Dois grandes pilares do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), a tecnologia e a inovação são também a aposta da instituição para a retomada do turismo e o crescimento econômico de Foz do Iguaçu. É isso o que o PTI expõe este ano na Feira de Turismo e Negócios do 15º Festival das Cataratas, que teve inicio nesta quinta-feira (03).

O estande do Parque Tecnológico tem como carro-chefe o Programa Vila A Inteligente, que torna a Vila A o primeiro bairro público inteligente e uma referência para todo o Brasil; e produtos e serviços voltados ao turismo de empresas incubadas e ligadas ao ecossistema do PTI. A Feira se estende até sexta-feira (04).

O diretor superintendente do Parque Tecnológico, general Eduardo Garrido, destacou que a participação da instituição na Feira, com tecnologias que podem servir ao segmento turístico, segue a diretriz do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, da busca pela sustentabilidade do PTI.

“Estamos externalizando aquelas tecnologias de que dispomos e, até então, estavam muito voltadas para atender a nossa mantenedora. Estamos buscando parceiros para disponibilizá-las, a fim de que tenham uma maior abrangência na região”, afirmou.

A Inteligência Artificial para o reconhecimento facial dos visitantes da Feira, mesmo com o uso de máscara, é uma das exposições do estande do PTI. É uma demonstração de umas das tecnologias que estão sendo instaladas na Vila A na primeira fase do Programa, prevista para ser entregue nas próximas semanas.

As câmeras de reconhecimento facial compõem a iluminação inteligente do bairro, que será instalada em mais de 100 pontos. Os pontos exatos onde essa e as demais soluções do Programa – semáforos e pontos inteligentes, câmeras de monitoramento de placas e Centro de Controle e Operações (CCO) também pode ser vistos no mapa da Vila A, por meio de um aplicativo de realidade aumentada à mostra no estande. A iniciativa é promovida em uma parceria entre PTI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Copel.

Empresas

A história da TARS, empresa de soluções tecnológicas para o turismo de Bianca Lahm e Natalia Teixeira, começou no Festival das Cataratas, em 2018, quando surgiu a ideia da empresa durante o Hackatour, maratona de programação complementar ao evento. Elas buscaram o suporte da Incubadora do PTI para tornar a proposta um negócio e, dois anos depois, voltam ao evento com o Parque Tecnológico para mostrar seus produtos e serviços.

O aplicativo da TARS faz um ranking dos atrativos e estabelecimentos turísticos de um destino conforme o perfil e as expectativas dos turistas, com o objetivo de melhorar a experiência dos visitantes. A empresa também desenvolve soluções customizadas com gamificação e realidade aumentada para os atrativos. Para as empreendedoras, estar no Festival juntamente com o PTI garante maior visibilidade para a empresa. “Participar do Festival é vantajoso, porque podemos ser vistos e conhecidos pelas pessoas, e também saber o que está acontecendo no mercado”, disse Natalia.

Para Odenir Dorneles, comercial e founder da HotelTech, empresa incubada no Parque Tecnológico, participar na Feira em conjunto com o PTI traz um “plus” para o negócio. Ainda no primeiro dia do evento, ele comentou que já tiveram pessoas interessadas em conhecer as soluções da empresa, que integra sistemas em hotéis e resorts para oferecer melhor hospitalidade aos hóspedes.

Também integram o estande do PTI a AIS Ambientes Virtuais, especializada em soluções com realidade aumentada e virtual, e gêmeo digital; e a Bittur, especializada em tecnologia no ramo de hotéis e condomínios.

Homenagem

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no setor, a organização do Festival das Cataratas entregou durante a abertura do Festival das Cataratas, na noite de quarta-feira, 02, o Troféu Amigo do Festival a algumas personalidades. Entre os homenageados estiveram o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e o diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido.

Assessoria PTI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

sete − 5 =