Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Acelera Foz apresentará pauta de desenvolvimento econômico aos vereadores de Foz do Iguaçu

Acelera Foz apresentará pauta de desenvolvimento econômico aos vereadores de Foz do Iguaçu

Postado em 08/02/2021 por

Compartilhe Agora!

Propostas visam atrair investimentos e gerar empregos e renda no município.

Imagem: Divulgação.

O programa Acelera Foz enviará sugestões para o desenvolvimento econômico do município à Câmara de Vereadores, que poderão ser convertidas em projetos, atualização da legislação e demandas a serem defendidas pelo Legislativo. As propostas começaram a ser definidas em reunião da Coordenação Estratégica, sexta-feira (05).

A medida representa a continuidade do diálogo entre as instituições da sociedade civil organizada e os parlamentares da nova legislatura. Antes da posse dos vereadores, em dezembro de 2020, foi realizado um encontro em que foram apresentadas as ações prioritárias para o crescimento de Foz do Iguaçu.

Entre as proposições discutidas estão a efetivação do fundo de desenvolvimento econômico, revitalização de áreas urbanas para fomentar o turismo e a qualidade de vida dos moradores, e capacitação profissional. A regulamentação de concessões para atividades em espaços públicos também está na pauta.

As formulações ainda abrangem a melhoria da sinalização visual, ampliação da lei de inovação, incentivo ao setor de biotecnologia e política de compras exclusivas para fornecedores locais. Formas de estímulo a empresas de tecnologia e criação de condomínio empresarial e industrial fazem parte das medidas estudadas.

“Não podemos perder tempo, temos que alavancar a retomada do desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu, atrair investimentos, gerar vagas de trabalho e renda”, afirmou Mario Camargo, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz). “Precisamos de todas as instituições alinhadas a esse objetivo”, completou.

Consultor do Sebrae, Marcelo Padilha explica que inicialmente foi solicitado o envio de propostas por organizações da sociedade civil, órgãos de classe, conselho de desenvolvimento e lideranças públicas e empresariais. As proposições iniciais foram discutidas na reunião do Acelera Foz, e novas sugestões foram incorporadas.

“A apresentação das propostas de desenvolvimento econômico ao Legislativo foi definida em dezembro do ano passado, em um primeiro encontro com a nova legislatura”, rememorou. “O que estamos elaborando são propostas com o entendimento da sociedade civil para fomentar a economia da cidade”, completou Marcelo.

Parte do plano de retomada econômica da cidade, o programa Acelera Foz tem a coordenação estratégica do Codefoz, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, ACIFI e Conselho Municipal de Turismo.

Acelera Foz.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.