Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Jair Bolsonaro participa de evento em Foz do Iguaçu – VÍDEO NA ÍNTEGRA

Postado em 25/02/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Jair Bolsonaro participa de evento em Foz do Iguaçu – VÍDEO NA ÍNTEGRA*


Solenidade de lançamento da modernização do sistema de transmissão de energia de Itaipu acontece na Subestação de Furnas.

Imagem: Reprodução / TV Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro está em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (25) para participar do ato de lançamento da revitalização do sistema de transmissão da energia procedente da usina de Itaipu, por meio da subestação e das linhas mantidas por Furnas.

Imagens: TV Brasil / EBC.

O evento acontece na sede da maior subestação da América Latina, que está localizada no final da Avenida Tarquinio Joslin dos Santos, região norte do município, ao lado de bairros populosos como o Cidade Nova. Desde que assumiu a presidência, em janeiro de 2019, Jair Bolsonaro já esteve outras quatro vezes em Foz do Iguaçu, a última delas, no mês de dezembro.

Além de Bolsonaro, particpam autoridades como o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior; o ainda diretor-geral brasileiro de Itaipu (indicado por Bolsonaro para a Petrobras), general Joaquim Silva e Luna; e o diretor-presidente de Furnas, Pedro Eduardo Fernandes Brito.

Itaipu Binacional vai investir cerca de R$ 1 bilhão, em cinco anos, para revitalizar o sistema de corrente contínua de alta tensão, construído e operado por Furnas, responsável pela transmissão ao mercado brasileiro da energia que o Paraguai não consome, da metade da produção a que o país sócio do Brasil na usina tem direito.

A ação reforçará a segurança energética do sistema elétrico brasileiro, pois o sistema opera há 36 anos e está no fim de sua vida útil. O convênio para essa atualização já foi assinado e o primeiro repasse a Furnas, de R$ 161 milhões, foi feito no último dia 30 de dezembro. Os próximos passos são a elaboração dos projetos e da licitação.

O acordo tem duração de 60 meses e contempla a modernização de equipamentos na estação conversora em Foz do Iguaçu, que converte corrente alternada que vem da Itaipu em 50 Hz (500 kV) para corrente contínua (em +600 kV); duas linhas transmissão com cerca de 800 km de extensão; e uma estação inversora, em lbiúna (SP), que converte corrente contínua em corrente alternada de 60Hz.

Plano Decenal

Durante o evento também será lançado o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE-2030), um documento publicado anualmente pelo Ministério de Minas e Energia e que é considerado um dos principais produtos de planejamento das políticas públicas.

O plano incorpora uma visão integrada da expansão da demanda e da oferta de recursos energéticos para um horizonte de dez anos, sinalizando e orientando decisões dos agentes no mercado de energia. O objetivo é assegurar a expansão equilibrada da oferta energética, com sustentabilidade técnica, econômica e socioambiental.

É também um instrumento essencial para apoiar o crescimento econômico sustentável, considerando que o aumento do investimento produtivo requer oferta de energia com qualidade, segurança e modicidade tarifária.

RCI, com informações da EBC e Itaipu Binacional.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dezoito + dezoito =