Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Autoridades de Foz do Iguaçu e do Paraguai discutem fiscalização de trânsito na fronteira

Postado em 25/02/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : 250221TRANSITO-1*


Nova legislação brasileira torna a CNH digital e dispensa obrigatoriedade de documentos físicos, mas o mesmo não ocorre no Paraguai.

Representantes dos órgãos de segurança e trânsito de Foz do Iguaçu reuniram-se com equipes de Ciudad del Este, Hernandarias e Presidente Franco, nesta quarta-feira (24), para apresentar aos colegas paraguaios as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro, que irão dispensar o porte obrigatório do licenciamento de veículos e tornar a Carteira Nacional de Habilitação totalmente digital. As mudanças passam a valer a partir de 12 de abril.

Para evitar futuros transtornos aos motoristas brasileiros que viajam ao país vizinho, as autoridades apresentaram a nova Lei Federal 14.071/20, que entra em vigor em abril deste ano. Também prestaram esclarecimentos sobre o formato da fiscalização, que utiliza um aplicativo para conferir a veracidade dos documentos.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Reginaldo José da Silva, o encontro serviu para sanar dúvidas dos diretores de trânsito paraguaios, que irão preparar os agentes de fronteira para esse novo formato de averiguação. O chefe da pasta pontua que também serão organizadas reuniões de orientação com os servidores brasileiros.

“Precisávamos nos precaver de futuros problemas, pois os motoristas brasileiros vão circular sem esses documentos físicos quando cruzarem a fronteira. Felizmente conseguimos firmar um compromisso entre essas forças de fiscalização para trabalharmos em conjunto, não gerando problemas às equipes de segurança, nem aos motoristas”, afirma o secretário.

Já o diretor-superintendente do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), Licério Santos, pontua que a preocupação foi tanto relacionada aos condutores do município, como aos turistas que vêm à cidade e frequentam os países vizinhos.

“Nos propusemos a fazer um treinamento para os agentes de trânsito das três cidades do Paraguai para que eles se familiarizem com o novo formato dos documentos do veículo e da CNH”, complementa Santos.

Também participaram da reunião o coordenador de trânsito de Foz, Cleumar Farias; o diretor da Polícia Municipal de Ciudad del Este, Osvaldo Aquina Medina; diretor de transito de Presidente Franco, Cevelio Martins, e a diretora de turismo de Hernandarias, Gladys Garcete.

Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

3 + 7 =