Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Carnês do IPTU 2021 já estão disponíveis para impressão em Foz do Iguaçu

Carnês do IPTU 2021 já estão disponíveis para impressão em Foz do Iguaçu

Postado em 16/02/2021 por

Compartilhe Agora!

Neste ano, não será feito o envio do documento para o endereço dos contribuintes, que devem ficar atentos à data de vencimento.

Falta um mês para o vencimento da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Foz do Iguaçu. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista do tributo terão 10% de desconto. O parcelamento, este ano, poderá ser feito em até 10 vezes. Os carnês já estão disponíveis para impressão no site da Prefeitura.

Para acessar o documento, basta clicar no banner IPTU 2021, disponível em https://www5.pmfi.pr.gov.br/servicos/#23, escolher a aba “Carnê IPTU” e, em seguida, digitar o número da inscrição imobiliária. O boleto também pode ser gerado através do aplicativo 156 Foz.

O contribuinte que tiver alguma dúvida pode entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelos números de Whatsapp: (45) 99997-4321, (45) 99997-4740 e (45) 98402-3239.

Também foram montados cinco postos de auto-atendimento para orientação ou emissão do carnê:
– Complexo Bordin (Avenida JK, 3287);
– Guarda Municipal (Rua Edgard Schimmelpfeng, 43);
– Fozhabita (Rua Quintino Bocaiúva, 595);
– Protocolo Geral (R. Benjamin Constant, 244)
– Central do Empreendedor, na Acifi (R. Padre Montoya, 490).

A emissão dos boletos neste ano será somente de forma virtual, gerando uma economia de R$ 400 mil aos cofres públicos.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, mais de 128 mil carnês foram lançados, o que deve proporcionar arrecadação de R$ 77 milhões. Tais recursos, segundo a Prefeitura, são destinados para melhorias na cidade, como a construção e reforma de unidades educacionais e de saúde; pavimentação asfáltica; obras de drenagem; e demais projetos prioritários para o município.

Desconto progressivo

O morador que pagar o IPTU à vista também tem direito a uma bonificação no próximo ano. “O pagamento em cota única gera uma bonificação de 2,5% para o tributo do ano seguinte. Ou seja, com o desconto de 10% mais essa bonificação, que pode chegar a 15% [por anos anteriores], o munícipe pode obter um desconto de até 25%”, explica a secretária municipal de Fazenda, Salete Horst.

Neste exercício fiscal, o IPTU terá uma correção monetária de 5,2%. O reajuste segue imposição legal do Código Tributário Municipal, prevista no Artigo 654 da Lei Complementar nº 82/2003.

A secretária da Fazenda esclarece que o IPTU, assim como as demais taxas e tributos municipais, são corrigidos conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até o exercício de 2019, segundo ela, a correção da Unidade Fiscal de Foz do Iguaçu seguia o Índice Geral dos Preços da Fundação Getúlio Vargas (IPG-FGV), mas o prefeito Chico Brasileiro alterou a lei para que esse reajuste fosse feito conforme o INPC. Caso ainda seguisse o IPG-FGV, o reajuste das taxas municipais seria superior a 20% em 2021.

Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.