Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

CCZ apresenta estudo de impacto da população de cães de rua em Foz do Iguaçu

Postado em 26/02/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : 260221CCZ-1024×683-1*


Veterinário Carlos Santi, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, participou de evento na Câmara Municipal.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou uma apresentação aos Vereadores de Foz do Iguaçu, na manhã de quinta-feira (25), a respeito dos resultados do projeto que estudou o impacto da população de cães de ruas nas ações de saúde no município.

A exposição foi feita pelo Chefe do CCZ, o servidor e veterinário Carlos Santi, que ponderou que “o compromisso enquanto sociedade não é causa de uma pessoa só, é da população, do poder público, de todos”.

A pesquisa já fez coleta e análise de alguns dados preliminares. Entre eles, Santi apontou que “grande parte dos animais é semi-domiciliado. São animais que têm dono, têm casa, mas circulam pelas ruas”.

Além disso, o perfil dos animais é de 59,6% de machos em idade adulta; 94% deles não têm raça; e 47,6% desses animais tinham algum problema de saúde.

Tendo sido desenvolvida em três fases, a pesquisa teve como amostragem, na primeira fase, 1.273 cães nas ruas; na segunda fase, 904 cães; e, na terceira fase, 1.564 cães.

Foram abordados vários pontos, tais como: trabalho de recolhimento dos animais, manutenção dos cuidados com eles; desafios a respeito dos animais que estão na rua, como doenças e acasalamento; e trabalho de suporte técnico veterinário.

A pesquisa foi feita em parceria com outras instituições (UDC, Unila, Unesp, UFPR, Centro de Medicina Tropical e Instituto Pasteur). Segundo Santi, os recursos foram da própria Secretaria Municipal de saúde.

Também foram pontuados alguns fatores que contribuem para a proliferação de cães de rua: nível educacional e condições socioeconômicas da população humana, bem como percentual de saneamento básico, carência de consciência sanitária da população.

Acompanharam a exposição os seguintes parlamentares: Protetora Carol Dedonatti (PP), Yasmin Hachem (MDB), Valdir de Souza “Maninho”, Kalito Stoeckl (PSD) e Jairo Cardoso (DEM).

Câmara Municipal.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

5 + dezessete =