Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Covid-19: Saúde abre vacinação para idosos com 85 anos ou mais em Foz do Iguaçu (19/02)

Postado em 19/02/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Covid-19: Saúde abre vacinação para idosos com 85 anos ou mais em Foz do Iguaçu (19/02)*


Doses estão sendo aplicadas na sede da Diretoria da Vigilância em Saúde (antigo CSU), na Vila Yolanda.

Imagem: Agência Municipal de Notícias.

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu ampliou nesta sexta-feira (19) a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com mais de 85 anos. As doses estão sendo aplicadas na sede da Diretoria da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda (ver mapa abaixo).

Até quinta-feira (18), a campanha municipal de vacinação em Foz do Iguaçu teve 8.795 doses aplicadas – dessas, 7.837 referentes à primeira dose, e 958 pessoas que já receberam o ciclo completo com duas inoculações. Estão sendo vacinados os profissionais de linha de frente, para a segunda dose, e idosos.

“Estamos reduzindo a faixa etária para vacinação de acordo com a procura pela vacina. Agora, todos com mais de 85 anos poderão ser vacinados. Temos pouco mais de 450 doses para imunizar esse público e, enquanto tivermos o imunizante contra o coronavírus, seguiremos reduzindo a idade”, explica a secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo.

Já a responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Adriana Izuka, reforça a importância da vacinação dos idosos. “As equipes de saúde já vacinaram 341 idosos acamados nas suas casas. Também foram imunizadas 431 pessoas com mais de 89 anos. Queremos vacinar ao máximo os idosos com mais idade, porque sabemos que a mortalidade é maior neste grupo”, aponta.

“As equipes de saúde estão atendendo também por drive-thru, sistema que permite ao idoso ser vacinado sem sair do carro. O idoso dessa faixa etária deve ir direto no posto de vacinação portando documento com foto, CPF e comprovante de residência”, lembra Adriana.

A Secretaria de Saúde reforça que, desde quinta-feira, 18, houve uma interrupção na aplicação de vacinas contra a Covid-19 em trabalhadores da área da saúde, para privilegiar a imunização de idosos.

“Aguardamos mais vacinas para retomar a aplicação do imunizante naqueles que ainda não receberam a primeira dose. Não temos uma previsão exata de quando receberemos mais vacinas, esperamos receber logo”, reiterou Rosa Jeronymo.

Busca ativa

A Secretaria de Saúde junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada distrito realizou a busca ativa dos idosos com mais de 90 anos.

As equipes estão indo até a residência e vacinando os idosos identificados nessa busca. No caso dos moradores que não possuem condições de deslocamento, as equipes farão a aplicação da vacina em casa.

O cronograma de vacinação contra a Covid-19, resultante da busca ativa na faixa etária de mais de 90 anos, iniciou o atendimento pelos distritos Norte, Nordeste e Sul, devendo chegar, nos próximos dias, às demais áreas da cidade.

RCI, com informações da Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

sete + 14 =