Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Entidades pedem que prefeito mantenha comércio e turismo abertos em Foz do Iguaçu (26/02)

260221REUNIAO

Postado em 26/02/2021 por

Compartilhe Agora!

Reunião online aconteceu na tarde desta sexta-feira, após emissão de decreto com medidas restritivas, emitido pelo Governo do Estado.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) promoveu reunião via videoconferência com o prefeito Chico Brasileiro, lideranças e gestores públicos de Foz do Iguaçu e de Ciudad de Este, na tarde desta sexta-feira (26), para debater medidas de enfrentamento à covid-19 na região da fronteira trinacional.

Após avaliação da evolução da pandemia e dos efeitos sociais e econômicos de medidas de restrição, o Codefoz requer do prefeito, segundo seu presidente, Mario Camargo, os seguintes pleitos:

1) que a administração municipal de Foz do Iguaçu não reproduza, nos segmentos de comércio e turismo, as restrições previstas no Decreto Estadual 6.983/2021;

2) que toda e qualquer limitação à circulação de moradores e trabalhadores transfronteiriços não seja adotada de forma unilateral, mas sim em conjunto entre Brasil e Paraguai, notadamente nos assuntos que envolvam o trânsito pela Ponte Internacional da Amizade;

3) que sejam disponibilizados dados sobre o número de estrangeiros atendidos e/ou que busquem atendimento na rede hospitalar iguaçuense; e

4) que a prefeitura reforce a fiscalização a eventos clandestinos e aglomerações no município, atividades reconhecidamente de alto potencial de reprodução do novo coronavírus.

“O Codefoz considera fundamental a tomada de decisões adequadas e eficazes para frear o atual estágio da pandemia de covid-19. Entretanto, enfatiza que a generalização de medidas pode penalizar drasticamente a população e as atividades econômicas geradoras de emprego e renda, sem atingir os objetivos no âmbito da saúde pública”, informa a entidade, em nota distribuída à imprensa.

O conselho é composto por instituições da sociedade iguaçuense, sendo o porta-voz de entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), entre outras instituições ligadas ao segmento econômico.

RCI, com informações do Codefoz.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.