Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Foz do Iguaçu recebe novo lote de vacinas para iniciar imunização de idosos contra a covid-19

Postado em 08/02/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Foz do Iguaçu recebe novo lote de vacinas para iniciar imunização de idosos contra a covid-19*


De acordo com a Secretaria, imunizantes serão destinados a idosos acamados e àqueles acima de 90 anos, conforme orientação do Programa Nacional de Imunização.

Imagem: Gabriel Bonfim.

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu recebe, nesta segunda-feira (08), mais 1.460 vacinas contra a Covid-19, da CoronaVac/Instituto Butantan, destinadas a idosos com mais de 90 anos (850 doses) e trabalhadores da saúde (610).

“Iniciaremos a vacinação dos idosos acamados e daqueles acima de 90 anos, conforme recomendado pelo Programa Nacional de Imunização”, disse a secretária de Saúde, Rosa Jeronymo Lima, citada pela Agência Municipal de Notícias.

No total, a 9ª Regional de Saúde recebeu 8.016 doses, para nove cidades: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Missal, Ramilândia, Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu. Desse total, 2.360 vacinas são do último lote de 147,2 mil doses recebidas neste domingo (07) pelo estado.

Vacinas

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Foz do Iguaçu já recebeu 6.813 doses das vacinas: 4.353 da CoronaVac e 2.460 da AstraZeneca. Outras 3.193 entregues na sexta-feira (05), serão usadas para aplicação da segunda dose daqueles que já foram vacinados.

A Secretaria envia a lista de pessoas imunizadas para o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Câmara Municipal e Conselho Municipal de Saúde. Foz tem atualmente 1.983 idosos acima de 80 anos.

“Recebemos somente o número de vacinas condizentes aos idosos acima de 90 anos, que são as 850 doses, e pretendemos iniciar a aplicação do imunizante até quarta-feira. A vacinação da segunda dose, daqueles que já foram vacinados, começa na semana que vem. Até agora Foz do Iguaçu já vacinou mais de 5.300 pessoas, entre profissionais de saúde, idosos e deficientes albergados”, disse Rosa.

Para a aplicação das duas doses é preciso estar atento ao intervalo necessário – entre 14 e 28 dias – entre as aplicações, porém o Paraná adotou como padrão o período de 25 dias.

Campanha em Foz

Rosa Jeronymo lembra que a campanha contra a Covid-19, com a CoronaVac, iniciou no dia 20 de janeiro, e recomendou que continue sendo seguida a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que as pessoas mantenham o uso de máscara e o distanciamento social.

A secretária afirma que todos os cuidados vêm sendo tomados para garantir que não haja perda de vacinas. “Centralizamos as doses em refrigeradores por uma questão de logística, de organização e de controle. Estamos com a Guarda Municipal 24 horas monitorando. Tem todo um cuidado para não se perder e não correr o risco de ter vacinas furtadas”.

A Secretaria Estadual de Saúde reforça a orientação para que os gestores municipais agilizem o processo de aplicação das doses dentro dos grupos estabelecidos, utilizando as 1.850 salas de vacinas distribuídas em todas as cidades paranaenses, e para que não deixem vacinas estocadas.

Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quatro × um =