Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Hospital Costa Cavalcanti promove curso de Urgência e Emergência Neonatal e Pediátrica

Postado em 08/02/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Hospital Costa Cavalcanti promove curso de Urgência e Emergência Neonatal e Pediátrica*


Unidade é referência para atendimentos em Foz do Iguaçu e municípios no extremo Oeste do Paraná.

Imagem: Divulgação / HMCC.

Profissionais de enfermagem do Pronto Atendimento Geral, Pronto Atendimento Respiratório, Pronto Socorro e Hemodinâmica do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), em Foz do Iguaçu, participaram nas últimas duas semanas de um treinamento específico sobre “Urgência e Emergência neonatal e pediátrica”. A atividade foi conduzida pelos enfermeiros da Educação Continuada do centro hospitalar e realizada na própria instituição.

De acordo com enfermeiro Fernando Souza, o curso foi composto de 30 minutos de aula teórica e 1h30 de prática. “Abordamos sinais vitais, como acontece a piora clínica, como se identifica sinais de choque, o tratamento, e no final simulamos uma criança parada”, explicou Fernando, que continuou: “o foco é no conhecimento da deterioração clínica para que a Parada Cardiorrespiratória (PCR) não aconteça”.

Segundo a gerente da Divisão de Urgência e Emergência do HMCC, Rafaela Leite, o objetivo é sempre a prevenção. “Infelizmente a PCR acontece e, apesar de ninguém gostar de presenciar um caso crítico desses, temos que saber atender para minimizar os danos”, explicou a enfermeira que disse ainda: “O preparo de toda a equipe é fundamental para o melhor desfecho clínico”.

Durante a qualificação foram abordadas as técnicas e atitudes para assegurar a vida das crianças em situações de emergência, identificando anormalidades e capacitando os profissionais para a tomada rápida de decisão na realização dos procedimentos necessários que garantem assistência segura aos pequenos pacientes.

Os participantes também contaram com simulações realísticas de diversos casos que podem acontecer. “São várias situações: o bebê pode chegar respirando mau, com pulso, sem pulso, via aérea obstruída ou não, e precisamos estar preparados para qualquer momento, inclusive para dar apoio aos pais preocupados com a situação do filho, e isso também importa para um atendimento humanizado”, completou o enfermeiro da Educação Continuada, Fernando Souza.

Montar os aparelhos, acoplar o oxigênio e ventilar o bebê – que é um boneco de reanimação que parece um bebê de verdade -, fizeram parte do treinamento prático. Os profissionais viram ainda, critérios para a entubação, massagem cardíaca e quais são os medicamentos utilizados durante a reanimação.

“Eu agradeço pelo curso. Pelo tempo, por toda dedicação, incentivo e conhecimentos repassados durante todo desenvolvimento”, parabenizou a técnica de enfermagem do PA, Elisangela Rodrigues.

A equipe da Educação Continuada já está alinhando o próximo treinamento que deverá ser com as equipes da Divisão de Ginecologia e Obstetrícia.

Assessoria HMCC.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

4 × 4 =