Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Padaria Solidária atende mais de 400 famílias em Foz do Iguaçu

Postado em 12/02/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Padaria Solidária atende mais de 400 famílias em Foz do Iguaçu*


Idealizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, programa distribui 40 mil pães por semana.

Imagem: Agência Municipal de Notícias.

O projeto Padaria Solidária, da Prefeitura de Foz do Iguaçu, atende atualmente cerca de 400 famílias vinculadas aos clubes de mães, além de projetos assistenciais que trabalham com crianças e adolescentes na cidade. A produção é de oito mil pães por dia, de segunda a sexta, uma média de 40 mil por semana.

A preparação começa logo cedo, para que os pães cheguem fresquinhos às casas das famílias. “A equipe começa às seis horas da manhã e vai até a tarde. A produção é feita com muito cuidado, desde a fabricação e crescimento da massa, até assar, esfriar, embalar e sair para a entrega”, detalhou o coordenador da padaria, Romalino Veiga de Oliveira. A iniciativa foi criada em agosto do ano passado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade.

Para a presidente da Associação de Moradores do Bubas, Roseli dos Santos, a distribuição dos pães melhorou até mesmo a autoestima das famílias. “Ter um pão para as crianças faz toda a diferença e isso nos ajuda muito” comentou.

A distribuição dos pães na região do Porto Meira ocorre todas as terças-feiras. “Temos um grupo com 90 famílias cadastradas e elas já sabem que neste dia, às 10 horas da manhã, é feita a entrega. Distribuímos três pães para cada membro da família”, explicou Rose, responsável pela organização.

Além dos 23 clubes de mães cadastrados, a Padaria Solidária atende as entidades Núcleo Criança de Valor, no Jardim América; Comunidade Obra de Maria, no Jardim Morenitas; Projeto Um Chute para o Futuro, no Porto Belo; Projeto Sol Nascente, no Portal da Foz e Projeto Anjo Gabriel, no Jardim Canadá.

O professor e idealizador do projeto Um Chute para o Futuro, Ronaldo Cleber Cáceres conta que os pães atendem quase 150 famílias do Porto Belo.

“Recebemos 2.200 pães por semana e entregamos 15 pães para cada família. É uma ajuda muito importante. Para muitas pessoas seria um simples café da manhã, mas para algumas famílias é o alimento principal nesse momento de pandemia, sem contar a qualidade do produto, que é muito boa. Todos os envolvidos estão de parabéns”, disse.

A secretária de Direitos Humanos Kelyn Trento, afirma que, embora o projeto tenha surgido na pandemia, ele não irá terminar. “A Padaria Solidária é um projeto imprescindível em tempos de pandemia, e que vem ajudando muitas famílias em nossa cidade. Ele veio realmente para ficar”, reiterou.

Alimentação

Além da Padaria Solidária, a Prefeitura de Foz do Iguaçu distribuiu no ano passado mais de 60 mil cestas básicas para famílias carentes por meio da Secretaria de Assistência Social.

A Secretaria Municipal de Educação também entregou mais de 52 mil kits com alimentos e 204 toneladas de hortifruti oriundos da agricultura familiar.

O município mantém os atendimentos e a distribuição de alimentos às famílias carentes através dos Centro de Referência das Assistência Social (CRAS).

Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

18 − 5 =