Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Prefeitura lança ferramenta que emite alvarás de construção via internet em Foz do Iguaçu

Postado em 26/02/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : 260221PORTAL-1024×682-1*


Portal da Construção visa tornar mais ágil a emissão de licenças, que passam a ser feitas em tempo real.

Já está no ar o Portal da Construção, o novo sistema digital da Prefeitura de Foz do Iguaçu, que faz a emissão de alvarás para construção de forma on-line e imediata. A ferramenta foi lançada nesta sexta-feira (26), em um evento transmitido via internet, com representantes do município e das categorias de arquitetos e engenheiros.

O novo portal visa dar mais celeridade aos processos e cumprir o objetivo de tornar o serviço público cada vez mais digital e simples, afirma o prefeito Chico Brasileiro, que também ressalta a importância do Portal da Construção para a retomada econômica do município.

“Para essa retomada será necessário que tudo seja simplificado. O poder público precisa ser um facilitador do avanço de obras, e não um criador de empecilhos a quem investe neste crescimento. O que estamos fazendo aqui é concretizar um processo eletrônico que vai dar muito mais transparência, agilidade e economicidade aos cidadãos”, disse.

A emissão do alvará deve ser feita pelo responsável técnico da obra após a aprovação do projeto. Para acessá-lo, basta ir até o site da Prefeitura, na aba “Autoatendimento”. Dentro do Portal de Serviços ao Cidadão é possível encontrar o software. Com os dados em mãos, é só preencher os campos solicitados e emitir, em até 15 minutos, o documento e o boleto para pagamento de taxa.

O sistema digital foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação junto à empresa Lexsom, atendendo a um pedido feito pelo gabinete do Prefeito à Secretaria da Fazenda. A Secretaria de Obras e a Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos também foram parceiras diretas na elaboração.

De acordo com a secretária da Fazenda, Salete Horst, esse é um passo histórico para o desenvolvimento do município. “Estamos nos preparando cada vez mais para desburocratizar esses pontos tão importantes da nossa administração. Como a emissão será feita pelo sistema, teremos mais rapidez para a resolução de outras demandas”, afirmou.

Para o secretário de Tecnologia da Informação, Evandro Ferreira, Foz do Iguaçu está se adaptando muito bem aos processos digitais e à modernização de sistemas. “O Governo Municipal se posiciona de vez como um governo digital. Já lançamos o Decreto de Digitalização do Trâmites Internos de Documentos que vem funcionando muito bem, temos o aplicativo 156 e agora o novo Portal da Construção”, celebrou.

Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

12 − 4 =