Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Prefeitura lança ferramenta que emite alvarás de construção via internet em Foz do Iguaçu

260221PORTAL-1024×682-1

Postado em 26/02/2021 por

Compartilhe Agora!

Portal da Construção visa tornar mais ágil a emissão de licenças, que passam a ser feitas em tempo real.

Já está no ar o Portal da Construção, o novo sistema digital da Prefeitura de Foz do Iguaçu, que faz a emissão de alvarás para construção de forma on-line e imediata. A ferramenta foi lançada nesta sexta-feira (26), em um evento transmitido via internet, com representantes do município e das categorias de arquitetos e engenheiros.

O novo portal visa dar mais celeridade aos processos e cumprir o objetivo de tornar o serviço público cada vez mais digital e simples, afirma o prefeito Chico Brasileiro, que também ressalta a importância do Portal da Construção para a retomada econômica do município.

“Para essa retomada será necessário que tudo seja simplificado. O poder público precisa ser um facilitador do avanço de obras, e não um criador de empecilhos a quem investe neste crescimento. O que estamos fazendo aqui é concretizar um processo eletrônico que vai dar muito mais transparência, agilidade e economicidade aos cidadãos”, disse.

A emissão do alvará deve ser feita pelo responsável técnico da obra após a aprovação do projeto. Para acessá-lo, basta ir até o site da Prefeitura, na aba “Autoatendimento”. Dentro do Portal de Serviços ao Cidadão é possível encontrar o software. Com os dados em mãos, é só preencher os campos solicitados e emitir, em até 15 minutos, o documento e o boleto para pagamento de taxa.

O sistema digital foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação junto à empresa Lexsom, atendendo a um pedido feito pelo gabinete do Prefeito à Secretaria da Fazenda. A Secretaria de Obras e a Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos também foram parceiras diretas na elaboração.

De acordo com a secretária da Fazenda, Salete Horst, esse é um passo histórico para o desenvolvimento do município. “Estamos nos preparando cada vez mais para desburocratizar esses pontos tão importantes da nossa administração. Como a emissão será feita pelo sistema, teremos mais rapidez para a resolução de outras demandas”, afirmou.

Para o secretário de Tecnologia da Informação, Evandro Ferreira, Foz do Iguaçu está se adaptando muito bem aos processos digitais e à modernização de sistemas. “O Governo Municipal se posiciona de vez como um governo digital. Já lançamos o Decreto de Digitalização do Trâmites Internos de Documentos que vem funcionando muito bem, temos o aplicativo 156 e agora o novo Portal da Construção”, celebrou.

Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.