Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Secretária pede à população de Foz do Iguaçu para que redobre os cuidados contra a covid (23/02)

Postado em 23/02/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Secretária pede à população de Foz do Iguaçu para que redobre os cuidados contra a covid (23/02)*


Rosa Jeronymo avalia o momento atual como crítico, com ocupação superior a 100% nos leitos das alas Covid-19 do Hospital Municipal.

Imagem: Agência Municipal de Notícias.

A secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo, pediu à população de Foz do Iguaçu, por meio de nota distribuída pela Agência Municipal de Notícias, para que mantenha os cuidados para evitar a disseminação do coronavírus – uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos -, diante do momento crítico que a cidade enfrenta em relação à pandemia.

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck possui atualmente 127 pacientes internados por Covid-19 – ultrapassando os 100% da ocupação de leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para esses atendimentos (102 no total), o que motivou a necessidade de remanejamento na instituição.

“Encaminhamos na sexta-feira um ofício ao Ministério da Saúde solicitando a habilitação de novos leitos de UTI, porque temos essa necessidade urgente. Estamos aguardando esse retorno o mais breve possível”, informou a secretária de saúde nesta terça-feira (23).

Outra medida da Prefeitura, que vem constatando uma grande demanda de atendimento em Foz de pessoas que vêm do Paraguai, foi solicitar ao Governo Federal a instalação de uma barreira sanitária na Aduana Brasileira da Ponte da Amizade. “De cada três pessoas que buscam a triagem do hospital municipal, uma vem do Paraguai”, justificou Rosa.

Também foi publicado novo decreto, que estabeleceu o toque de recolher na cidade entre às 23h e 05h, diminuindo em uma hora o período que estava em vigor pelo decreto estadual. A fiscalização relativa às aglomerações, festas clandestinas e circulação de pessoas foi intensificada, com aplicação de multas.

“Este é um momento em que pedimos a compreensão da população. Nós estamos como nunca estivemos, desde que iniciou a pandemia em março do ano passado, com um alto índice de contaminação. Só fazemos com que isso mude com o distanciamento social e o uso de máscara”, salientou a secretária de saúde.

Já o diretor do Hospital Municipal, Sérgio Fabriz, pontuou que, do início de fevereiro até hoje, a ocupação de leitos por Covid dobrou. “Mais de 50% dos internamentos são pessoas abaixo de 60 anos. Aquela questão de que a doença não atinge o jovem, não existe mais. Desde dezembro esse perfil mudou”, ressaltou.

O diretor também comentou sobre a alta procura pelos exames de detecção do coronavírus, o que tem feito com que o tempo de liberação de resultados seja entre três e quatro dias. “Essa procura aumentou bastante em todo o Paraná. Esse tempo é o mesmo, tanto para Foz do Iguaçu, como para qualquer outra cidade. Não temos exames parados aqui no hospital”, explicou.

Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dois × 3 =