Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Sindicato afirma que 10 colégios de Foz do Iguaçu e região registram casos de covid-19 em educadores

Postado em 22/02/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Sindicato afirma que 10 colégios de Foz do Iguaçu e região registram casos de covid-19 em educadores*


Ocorrências, segundo a APP-Sindicato, foram durante formação presencial, de participação obrigatória, a professores e funcionários da rede estadual.

Imagem: Google Maps.

Pelo menos dez colégios estaduais em Foz do Iguaçu e região tiveram casos de covid-19 em educadores durante formação presencial, realizada nas escolas entre 11 e 19 de fevereiro, conforme levantamento preliminar feito pela APP-Sindicato, que representa a categoria. Em outra instituição de ensino, ainda está sendo aguardado o resultado do exame feito em um profissional que apresentou sintomas suspeitos.

As ocorrências contabilizadas pelo sindicato foram em sete estabelecimentos de ensino de Foz do Iguaçu e em três nas cidades de São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Matelândia (veja listagem abaixo). A entidade realizou o relatório conforme as informações encaminhadas pelos educadores de cada instituição.

A maior parte das escolas precisou ser fechada, com os educadores concluindo a semana de formação pedagógica e de capacitação de forma online. Em um estabelecimento, no entanto, a direção manteve reunião presencial com pais e mães de estudantes e entrega de material impresso, mesmo depois da confirmação de caso de covid-19 no estabelecimento de ensino.

“As ocorrências de covid-19 entre professores e funcionários durante a semana de formação só reforçam o que estamos alertando há muito tempo: não existe a menor condição de retorno às aulas presenciais”, afirma o diretor da APP-Sindicato/Foz, Silvio Borges. “O que nos preocupou ainda mais foi a absoluta falta de resposta às situações pelos órgãos educacionais”.

Conforme o dirigente sindical, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Foz do Iguaçu não explicam efetivamente à comunidade escolar os protocolos e medidas adotados. “Colégios fecharam por dois dias, outro suspendeu as atividades por uma semana, e alguns permaneceram funcionando”, denuncia.

“A semana de formação, que nem estudante tinha, só confirmou o caos que poderá tomar conta das escolas e dos serviços de saúde caso o Governo do Paraná insista na volta às aulas presenciais”, argumenta Silvio. “A pandemia segue fora de controle, a covid-19 está mais grave com suas variantes, e os hospitais estão à beira do colapso. Os governantes não têm o direito de expor a vida das pessoas”.

Professores e funcionários planejam iniciar greve por tempo indeterminado, no próximo dia 1º de março, caso a gestão estadual decida manter o retorno das aulas presenciais. O movimento foi aprovado em assembleia estadual da categoria. As atividades remotas, com aulas on-line, serão mantidas pela categoria.

Os casos de covid-19 em professores e funcionários, segundo a APP-Sindicato, foram registrados nos seguintes colégios estaduais de Foz do Iguaçu e região:

  • Ayrton Senna da Silva
  • Belo Horizonte – Medianeira
  • Carlos Drummond de Andrade
  • Castelo Branco – Foz do Iguaçu
  • Castelo Branco – São Miguel do Iguaçu
  • Dom Pedro II
  • Euclides da Cunha – Matelândia
  • Jorge Schimmelpfeng
  • Mariano Camilo Paganoto
  • Pioneiros

Até o momento, a Secretaria de Estado da Educação emitiu nota reconhecendo o registro de um caso positivo, apenas, no Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, estabelecimento no qual os atendimentos presenciais a pais e alunos foram retomados na última quarta-feira (17).

RCI, com informações da APP-Sindicato.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quinze + 9 =