Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Triagem e exames da Covid-19 serão transferidos para a UPA Morumbi a partir desta sexta (26/02) em Foz do Iguaçu

Triagem e exames da Covid-19 serão transferidos para a UPA Morumbi a partir desta sexta (26/02) em Foz do Iguaçu

Postado em 25/02/2021 por

Compartilhe Agora!

Objetivo é desafogar o atendimento no Hospital Municipal, que além da ocupação, está passando por obras.

Imagem: Agência Municipal de Notícias (Arquivo).

Após contato inicial (telefone ou Whatsapp) com o Plantão Covid (números no rodapé), pessoas com suspeita de Covid-19 em Foz do Iguaçu deverão procurar, com horário agendado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Walter Cavalcanti, no Morumbi, em Foz do Iguaçu, para atendimento e coleta de exames.

ÚLTIMO MOMENTO: Prefeito diz que Foz do Iguaçu vai acatar o decreto estadual com as novas medidas.

A mudança ocorre a partir desta sexta-feira (26), às 7h. A intenção é desafogar o atendimento no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que está com mais de 100% de ocupação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid.

A medida foi anunciada pelo prefeito Chico Brasileiro nesta quinta-feira (25) e visa priorizar o espaço do hospital para o remanejamento de leitos para atender os pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Nesta semana, 10 novos leitos de UTI Covid foram abertos na instituição após reunião com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, mas a demanda vem sendo superior à capacidade da instituição.

“Os espaços do Hospital Municipal estão ficando pequenos e precisamos garantir que sejam destinados aos leitos. Por isso, a triagem e as coletas agora passam a ser feitas exclusivamente na UPA do Morumbi”, explicou o prefeito.

A UPA do Morumbi fará a coleta de exames dos pacientes agendados por meio do Plantão Covid-19, do mesmo modo que vinha sendo feito no hospital municipal, e terá leitos de retaguarda de emergência para pacientes com a doença.

O prefeito pediu à população maior compreensão diante do momento crítico que a cidade enfrenta em relação à pandemia, com um alto número de casos confirmados diário e a alta taxa de ocupação no hospital municipal.

“Por mais que estejamos empenhando todos os nossos esforços pela ampliação de leitos e para garantir esse atendimento, o sistema de saúde tem limites. Somente venceremos essa pandemia com o apoio da população. Precisamos ter consciência para evitar a disseminação do vírus: evitar as aglomerações e manter os cuidados básicos de uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos”, ressaltou Brasileiro.

Os atendimentos dos demais casos que eram feitos pela UPA Morumbi serão direcionados à UPA João Samek, no Jardim das Palmeiras.

Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.