Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Vacinação de idosos com 80 anos ou mais começa nesta sexta (26/02) em Foz do Iguaçu

Postado em 25/02/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Vacinação de idosos com 80 anos ou mais começa nesta sexta (26/02) em Foz do Iguaçu*


Doses serão aplicadas na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda, inclusive no sábado, com opção de drive-thru.

Imagem: Agência Municipal de Notícias.

A partir desta sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde dará início, em Foz do Iguaçu, à vacinação de idosos com 80 anos ou mais contra a Covid-19. As doses serão aplicadas na sede da Vigilância em Saúde, ao lado da Unidade de Saúde da Vila Yolanda, com opção de modalidade drive-thru, na qual não é preciso descer do carro.

ÚLTIMO MOMENTO: Prefeito diz que Foz do Iguaçu vai acatar o decreto estadual com as novas medidas.

A ampliação da faixa etária dos idosos será possível devido ao recebimento de 2.620 doses dos imunizantes, previsto para a manhã desta sexta-feira (26). De acordo com a 9ª Regional de Saúde, Foz do Iguaçu receberá 2.210 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, e, as demais, da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan. Ao todo, 102.500 unidades de vacinas foram entregues ontem pelo Ministério da Saúde ao Governo do Paraná.

“As vacinas que chegarão nesta sexta serão para continuar vacinando os idosos, agora acima de 80 anos, e os profissionais de saúde que ainda não receberam a primeira dose”, disse a secretária de saúde, Rosa Jeronymo, citada pela Agência Municipal de Notícias.

A vacinação na sexta-feira (26) e no sábado (27) acontece das 8h às 17h. Os documentos necessários são RG (ou equivalente, com foto), CPF e comprovante de residência.

O Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu informa que o acesso da vacinação de idosos acima de 80 anos, no formato drive-thru na sede da Vigilância em Saúde, está sendo feito pelas ruas Coronel Caetano Rocha e Vereador Moacir Pereira. Os acessos pelas ruas Capitão Jacob Becker, Cândido Ferreira e Francisco Guaraná de Menezes foram bloqueados, a fim de garantir uma melhor organização dos veículos em fila. A vacinação ocorre das 8h às 17h.

O município vacinou até o momento 1.283 idosos acima de 60 anos acamados, cadastrados no site da Prefeitura, e aqueles com mais de 85 anos, que procuraram a sede da Vigilância.

Já os profissionais de saúde de clínicas, farmácias e laboratórios, já cadastrados, devem aguardar o chamamento da Vigilância Epidemiológica para a vacinação, que será a partir de segunda-feira (01).

“Nossa prioridade agora está nos idosos. O objetivo é aumentar a imunização neste grupo para que menos pessoas adoeçam e desenvolvam a forma grave da doença”, comentou a secretária.

A Secretaria da Saúde já aplicou 11.074 doses da vacina em grupos prioritários definidos pelo Plano Estadual de Imunização.

Entre eles estão os idosos que vivem em instituições de longa permanência e os trabalhadores destes locais; acamados com mais de 60 anos; pessoas com mais de 18 anos com deficiência institucionalizada e trabalhadores das residências inclusivas; profissionais da saúde (que atuam em hospitais, na rede de urgência e emergência, clínicas, laboratórios, farmácias e outros) e idosos com mais de 85 anos.

Pessoas que já tiveram a Covid-19 podem ser vacinadas. A Secretaria de Estado da Saúde recomenda, no entanto, o adiamento da vacinação nas pessoas com infecção confirmada, ou seja, que estejam com a doença neste momento. Sugere-se aguardar a recuperação clínica total, pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.

RCI, com informações da Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quatro + dezessete =