OUÇA A RÁDIO AO VIVO

N Notícia

© AFP 2018 / FABRICE COFFRINI

FOTO: © AFP 2018 / FABRICE COFFRINI

Irã diz que não aceita renegociar acordo nuclear

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, declarou nesta quinta-feira (3) que não vai renegociar o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA) de 2015 com as grandes potências.

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

A declaração surge no contexto em que o presidente dos EUA, Donald Trump, estabeleceu um prazo para que os países europeus "consertem" o acordo nuclear feito com o Irã.

"O Irã não renegociará o que foi acordado anos atrás e foi implementado. Também rejeitaremos qualquer ratificação", disse Mohammad Javad Zarif em mensagem postada no YouTube.

O chanceler iraniano disse que os Estados Unidos "violaram consistentemente o acordo nuclear, particularmente por intimidar outros a impedir que empresas voltassem ao Irã".

O Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA) é resultado de uma discussão finalizada em julho de 2015 entre o Irã e chamado grupo do P5+1, formado por Rússia, China, França, Reino Unido, EUA e Alemanha. Ele garante a natureza pacífica do programa nuclear iraniano em troca do cancelamento das sanções que foram impostas ao país.

Espera-se que em 12 de maio os EUA anunciem se vão ou não estender as sanções norte-americanas contra o Irã.

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia

Contate a RCI

Publicidade

Plug Consultoria e Projetos Plug Consultoria e Projetos

Previsão do Tempo