OUÇA A RÁDIO AO VIVO

N Notícia

© AFP 2018 / SAUL LOEB

FOTO: © AFP 2018 / SAUL LOEB

'Ficamos satisfeitos', diz Mike Pompeo sobre oferta de Bolsonaro de base dos EUA no Brasil

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se declarou de forma positiva em relação a uma fala do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, sobre a possibilidade de intalação de uma base militar norte-americana em território brasileiro.

Pompeo afirmou que o governo dos EUA está "muito entusiasmado" com a guinada da América do Sul à direita e disse que seu país está contente com a possiblidade de ter uma base militar no Brasil. "Nós ficamos muito satisfeitos", disse.

O secretário de Estado dos EUA fez as declarações em entrevista concedida ao jornal O Estado de São Paulo, em que criticou Nicolás Maduro e também o que chamou de "atividades predatórias" da China.

Bolsonaro afirmou em entrevista recente ao SBT que a base militar norte-americana no Brasil é uma possibilidade a ser estudada. A possível medida, no entanto, foi vista com maus olhos por setores dos militares brasileiros, que descreveram a ideia como "desnecessária" e "inoportuna".

Quanto à Venezuela, deixou claro que se desenha um alinhamento do Brasil com os EUA através do chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, e que os países sulamericanos devem ajudar, pois "a democracia deve ser restaurada na Venezuela".

Pompeo afirmou que os EUA chegaram a uma "posição inquestionável de que a China não pode ser liberada para se engajar numa atividade econômica predatória ao redor do mundo.

Durante a entrevista, Pompeo afirmou que uma visita de Bolsonaro ao presidente dos EUA, Donald Trump, já está sendo encaminhada para meados de março.

FONTE: Sputnik Brasil
Link Notícia

Contate a RCI

Publicidade

Plug Consultoria e Projetos Plug Consultoria e Projetos

Previsão do Tempo