OUÇA A RÁDIO AO VIVO

N Notícia

Divulgação

FOTO: Divulgação

Placa padrão Mercosul será implantada a partir de dezembro

Novo modelo será obrigatório para todos os veículos emplacados no Brasil a partir de 1º de dezembro de 2018.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, nesta sexta-feira (11), ajustes para a adoção das placas de veículos com o padrão Mercosul no Brasil. As alterações atrasaram o início da implementação, de 1º de setembro para 1º de dezembro de 2018, no terceiro adiamento desde 2016.

Com a nova decisão, não haverá mais obrigatoriedade de troca de placas para os veículos que já estão em circulação. A resolução anterior dava prazo de cinco anos, até 2023, para toda a frota nacional rodar com as novas placas.

A placa do Mercosul só será obrigatória para carros novos a partir de 1º de dezembro, transferidos de munícipio ou de proprietário, e em outras situações que exigem a troca de placas. Uruguai e Argentina já adotam o novo modelo, com o Paraguai devendo começar a fazê-lo a partir do ano que vem.

A nova placa vai ter uma tarja azul, bandeira do Brasil e outra configuração de letras e números. Além disso, contará com um chip e um código do tipo QR Code para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul.

Segundo o Denatran, também será possível o compartilhamento de dados com sistemas de cancelas e portões, que poderão ser utilizados em pedágios e estacionamentos.

FONTE: RCI
Link Notícia