OUÇA A RÁDIO AO VIVO

N Notícia

Divulgação

FOTO: Divulgação

Prefeitura de Foz do Iguaçu suspende contrato das lâmpadas de LED

Até o momento, pouco mais de duas mil luminárias já foram instaladas em substituição a modelos antigos.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, determinou nesta quinta-feira (11) a suspensão temporária da segunda etapa da instalação das novas luminárias de LED na iluminação pública do município, após questionamentos ao contrato firmado com a empresa Energepar e orçado em R$ 10,3 milhões.

Em nota, a Comunicação Social da Prefeitura informa que "a Prefeitura Municipal, maior interessada nos devidos esclarecimentos com rapidez, enviará nesta sexta-feira, antes mesmo da formalização por parte da Câmara Municipal, toda a documentação referente ao processo de licitação".

Na terça-feira (09), foi instalada no Legislativo uma Comissão Parlamentar de Inquérito, com prazo de 180 dias para conclusão das investigações, para apurar suspeitas relacionadas ao valor pago por cada luminária. A comissão é presidida pelo vereador Elizeu Liberato, tendo Celino Fertrin como relator.

O processo licitatório foi acompanhado pelo Observatório Social de Foz do Iguaçu, que não detectou problemas no procedimento, que é diferente de um processo promovido pela Prefeitura de Curitiba, por exemplo, e que está sendo utilizado como parâmetro para apontar que Foz do Iguaçu estaria pagando até três vezes mais caro pelo mesmo tipo de produto.

Até o momento, do total de mais de seis mil luminárias previstas, pouco mais de um terço já foi instalada, tendo como foco as principais avenidas de circulação no município. O pacote total, no entanto, inclui mais de 60 ruas e avenidas localizadas no Centro e nos bairros.

A meta da Prefeitura é trocar, no prazo máximo de cinco anos, todo o sistema de iluminação pública do perímetro urbano do município. Entre as vantagens do sistema de LED, a maior durabilidade das luminárias, ganhos na qualidade da iluminação e diminuição dos gastos com energia elétrica.

FONTE: RCI
Link Notícia

Contate a RCI

Publicidade

Previsão do Tempo