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Saúde promove campanha para informar sobre funcionamento do SUS

Somente em Foz do Iguaçu, mais de cinco mil pessoas faltaram às consultas e exames no período de março até novembro.

A Secretaria Municipal de Saúde, de Foz do Iguaçu, está promovendo uma campanha para conscientizar a população sobre a importância do comparecimento às consultas e exames agendados., além de explicações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Segundo dados, cerca de 80% da população atendida na rede de urgência e emergência poderia ser acolhida na atenção primária (Unidades Básicas de Saúde), ao invés de diretamente nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA's). Os dias com maior número de atendimento são as segundas-feiras, em razão de problemas de saúde detectados durante os fins de semana.

A Secretaria também informa que está investindo no corpo de funcionários, com cerca de 300 novos profissionais contratados nos últimos meses; na implantação de horário noturno em sete unidades básicas de saúde; e na ampliação de 29 para 48 das equipes de Saúde da Família.

Os gestores da pasta também pedem a atenção das pessoas em relação às consultas agendadas. Mais de 1,6 mil pacientes faltaram às consultas com especialistas no período de março até novembro. Em exames, foram mais de quatro mil ausentes. A  falta acaba por prejudicar outro paciente que aguarda na fila. 

Outra ação importante é a intensificação na divulgação dos telefones da Ouvidoria do SUS. O canal é a ponte entre o usuário e a Secretaria Municipal de Saúde. Pelos telefones 2105-1122, 2105-1123 ou 0800-45-1111, o paciente pode fazer elogios ou formalizar reclamações sobre o atendimento. Além dos canais tradicionais, a Ouvidoria está com um Whatsapp 45 9999-7449.

FONTE: RCI
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