Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Foz do Iguaçu recebe V Seminário Fronteiras do Brasil

Postado em 16/10/2018 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Foz do Iguaçu recebe V Seminário Fronteiras do Brasil*





Ilustrativa

A evolução e as repercussões do mercado ilegal dos defensivos agrícolas são um dos temas do V Seminário Fronteiras do Brasil, que será realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), nos dias 24 e 25 de outubro, em Foz do Iguaçu.

“O contrabando de insumos agropecuários começou com a atuação dos próprios agricultores, que iam buscar os produtos. Mas hoje reflete a ação de organizações criminosas, redes estruturadas formadas por agentes dos dois lados da fronteira”, afirma o delegado da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Alessandro Lopes Maciel. O delegado será um dos participantes do painel ‘O impacto do contrabando no agronegócio’, inserido na programação do evento.

Com base na sua atuação na fronteira gaúcha com o Uruguai, o delegado destaca que entre os impactos no âmbito da segurança causados por este ilícito está a dificuldade gerada ao Estado para dar fim aos produtos apreendidos.

“São produtos químicos agressivos ao meio ambiente que exigem cuidados na logística de transporte e de estocagem e demandam condições muito especiais de para incineração porque não podem ser eliminados no local da apreensão, o que implica em custo a serem suportados pelo Estado”, afirma Maciel.

Conforme o delegado, entre os fatores que favorecem o mercado ilegal está a expressiva diferença de valores desses insumos nos dois lados da fronteira. “O mesmo produto pode custar no Paraguai 10% do valor que custa no Brasil. Sempre que houver descompasso no valor comercial de um país para outro vai haver mercado negro”, avalia.

O painel sobre o contrabando de agroquímicos também terá participação do superintendente da Polícia Federal no Mato Grosso do Sul, Luciano Flores de Lima, do delegado da Polícia Federal de Cascavel, Marco Berzoini Smith, e do diretor do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Daniel Miranda.

O V Seminário Fronteiras do Brasil vai reunir especialistas e formadores de opinião em torno das questões mais emergentes relacionadas às fronteiras brasileiras. Na programação deste ano o Instituto incluiu uma homenagem ao padre Maurício Camatti, que morreu em julho passado, por sua atuação no combate aos problemas de vulnerabilidade social na região.

“O objetivo do seminário é chamar atenção do poder público e da sociedade para a realidade das regiões fronteiriças, a qual impacta sobre toda a sociedade brasileira”, avalia o presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros. 

O evento tem patrocínio da Itaipu Binacional, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.idesf.org.br O IDESF pede aos participantes que levem um quilo de alimento não perecível, que será distribuído a instituições de caridade de Foz do Iguaçu.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

cinco × três =