Ouça agora

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Servidores do CCZ iniciam capacitação para realizar censo canino

Postado em 10/10/2018 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Servidores do CCZ iniciam capacitação para realizar censo canino*





Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou na segunda feira (8) uma capacitação teórica direcionada aos servidores que farão o levantamento populacional de cães de rua em Foz do Iguaçu. Participam da capacitação agentes de endemias e técnicos de zoonoses.

O trabalho em campo terá início no dia 15 de outubro. Serão mais de 25 servidores envolvidos, com 5 equipes realizando a captura dos cães e a coleta de amostras de sangue, fezes e parasitas (como carrapatos). As ações acontecerão em diversas regiões da cidade simultaneamente. Acadêmicos do curso de medicina veterinária também participarão dos trabalhos

Os animais capturados serão identificados com uma “coleira-lacre numerada” e fotografados, o que permitirá o seu acompanhamento em capturas posteriores. Os animais também serão vacinados contra a raiva.

O projeto de pesquisa é uma iniciativa do CCZ em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, universidades e laboratórios de saúde pública. O levantamento terá a duração de 12 meses (outubro de 2018 a outubro de 2019) e será dividido em três etapas. Após a obtenção dos dados biológicos e sanitários dos animais, serão estabelecidas políticas públicas voltadas ao controle das zoonoses, à preservação da saúde pública e ao bem-estar animal.

Em 2014, o CCZ realizou um censo populacional de cães e gatos domiciliados com base no número de animais vacinados contra a raiva, totalizando 54.980. Um levantamento com animais de rua será realizado pela primeira vez no município.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

16 − 5 =