Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Após renúncia, Justiça Eleitoral convoca novas eleições em Ciudad del Este

Postado em 27/11/2018 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Após renúncia, Justiça Eleitoral convoca novas eleições em Ciudad del Este*





Municipalidad de Ciudad del Este

O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), do Paraguai, anunciou, nesta terça-feira (27), a aceitação da renúncia apresentada na véspera pela prefeita Sandra McLeod de Zacarías e a convocação de novas eleições para preenchimento do cargo (no Paraguai, não há vice-prefeito).

Mediante circular distribuída à imprensa, o TSJE comunicou que as prévias dos partidos, para a definição de seus candidatos, devem acontecer em 27/01. Já as eleições para a escolha do novo ou nova ocupante da Prefeitura estão marcadas para 03/03.

Luis Salas, diretor de Recursos Eleitorais do TSJE, justificou a convocação argumentado que “em caso de renúncia, inabilitação ou morte, dentro do período dos três primeiros anos do mandato, serão chamadas novas eleições”.

Vereadores de Ciudad del Este, por sua vez, apontam que existe, no município, uma lei local que determina que a renúncia do ocupante do cargo de prefeito precisa ser aceita pela Junta (Câmara) Municipal. A matéria seria analisada no Legislativo local somente a partir de sexta-feira (30).

Em paralelo, na manhã desta terça-feira, continuavam as discussões internas na Câmara dos Deputados, em Assunção, em torno da votação ou não do pedido de intervenção da gestão da Prefeitura de Ciudad del Este.

Sandra McLeod, que é esposa do ex-prefeito e atual senador pelo Partido COlorado, Javier Zacarías Irún, é suspeita de irregularidades na gestão de recursos públicos. Membros do “Clã Zacarías”, como é chamada a família, são investigados, também, por enriquecimento ilícito.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dois + um =