Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Divulgado primeiro boletim Índice de Preços ao Consumidor de Ciudad del Este

Postado em 28/11/2018 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Divulgado primeiro boletim Índice de Preços ao Consumidor de Ciudad del Este*





Divulgação

O Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas, o Cepecon da Unila, divulgou esta semana o primeiro boletim do Índice de Preços ao Consumidor de Ciudad del Este. Este apontou um aumento de 3,4% nos preços em supermercados da cidade no mês de novembro. As hortaliças foram os produtos que mais impactaram no índice.

O levantamento apontou que o preço do tomate chegou a crescer 65,5% no último mês. Por outro lado, o IPC-Foz apresentou aumento de 0,57% em novembro, em relação ao mês de outubro. Entre as hortaliças e verduras, todos os produtos tiveram aumento.

Alguns dos destaques foram o repolho (46,6%), a alface (33%) e o cheiro-verde (30%). Ao contrário da vizinha Ciudad del Este, em Foz do Iguaçu o preço da carne aumentou 0,49% no período. O boletim do Cepecon mostra aumento no preço da costela (4,1%), do contrafilé (5,3%) e do músculo (1,5%).

O objetivo é que o levantamento ajude a população a fazer melhores escolhas de consumo, contribuindo com o orçamento familiar dos moradores de Ciudad del Este. A metodologia da pesquisa é a mesma utilizada no Índice de Preços ao Consumidor de Foz, que vem sendo calculado desde setembro de 2017.

Mensalmente, alunos do Paraguai irão percorrer oito supermercados de Ciudad del Este, anotando os preços dos 151 produtos que fazem parte da cesta básica do país. A partir desses dados, professores e alunos da Unila irão calcular a variação de cada item e publicar o boletim mensal na página do Cepecon.

A parceria com a Universidad Nacional del Este é o primeiro passo para calcular o IPC-Tríplice, índice de preços que irá incluir as cidades de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú. Com o boletim trinacional, o objetivo é verificar a variação nos preços dos produtos consumidos na região trinacional e também os fatores que influenciam na economia dos três países.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

2 × 1 =