Ouça agora

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Projeto Reinventando Foz deve gerar mais de 7.500 empregos

Postado em 29/11/2018 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Projeto Reinventando Foz deve gerar mais de 7.500 empregos*





Divulgação

A integração do espaço urbano, com rios, modais sustentáveis, pistas de caminhada e espaços para atividades de turismo, cultura e lazer vem sendo peça fundamental no desenvolvimento das cidades. Nessa perspectiva, o município de Foz do Iguaçu está desenvolvendo o Projeto “Reinventando Foz”.

E para isso, o Prefeito Chico Brasileiro esteve nesta quarta-feira na Câmara Municipal, em diálogo com vereadores para apresentar a proposta. Segundo o prefeito, o Município tinha um entrave com relação à classificação de risco para obtenção de crédito.

Chico Brasileiro informou que a Comissão de Financiamentos Externos, que é órgão integrante da estrutura organizacional do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, já analisou a saúde financeira do município para o projeto, que já conta com aval do Tesouro Nacional e do Governo Federal.

O projeto precisará da aprovação pela Câmara de Vereadores para ter continuidade e posteriormente também do Senado Federal.

Quem apresentou o projeto, as projeções, investimento e manejo, foi Haralan Mucelin, servidor da Itaipu Binacional cedido ao município e atuando na Secretaria de Planejamento. De acordo com o projeto, há previsão de implementação de 28 km de ciclovias e ciclofaixas em Foz do Iguaçu, valorizando modais sustentáveis, como bicicletas.

Mucelin explica que o projeto é um investimento de cerca de R$ 150 milhões ao longo de cinco anos.

A previsão é de geração de 7.525 empregos diretos e indiretos, aumento do tempo de permanência do turista em Foz de três para cinco dias e contribuição para o crescimento do PIB da cidade, passando o PIB do Turismo de 25% para 35%. Segundo ele, o investimento pela Agência Francesa seria por ser a opção mais barata de financiamento de projetos como esse na América Latina, com taxas de juro mais baixas.

Outro ponto previsto é a realocação de famílias que estão em áreas de alagamentos para moradia de qualidade. O prefeito Chico Brasileiro lembrou que o projeto executivo de implementação do programa é o que vai definir de fato quantas famílias serão realocadas para áreas próximas de onde já residem, a fim de que não percam os vínculos.

O projeto tem alguns componentes como restauração de espaços hídricos como os rios M´Boicy, Arroio Monjolo e Arroio Ouro Verde, incluindo a implantação de corredores verdes ecológicos, técnicas de remediação de enchentes, mobilidade sustentável, fortalecimento de atividades sociais e de segurança pública.

Outro componente do Programa é mobilidade sustentável com desenvolvimento urbano e turístico, o que envolve implantação de corredores verdes, plano de desenvolvimento turístico e ferramentas de pesquisa, educação, cultura e infraestrutura urbana e turística.

Já o terceiro componente do projeto é a implementação de parque urbano para requalificação do centro de Foz do Iguaçu, englobando a terceira pista da Avenida JK e a foz do Arroio Monjolo.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quinze + treze =