Ouça agora

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Itaipu bate recorde de disponibilidade das unidades geradoras pelo 2º ano consecutivo

Postado em 09/01/2019 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Itaipu bate recorde de disponibilidade das unidades geradoras pelo 2º ano consecutivo*





Divulgação

A elevada produção de energia da Itaipu em 2018 é explicada por diversos fatores. Um deles foi o alto índice de disponibilidade operacional, ou seja, o tempo em que as unidades geradoras estiveram disponíveis para produzir energia.

No ano passado, além de atingir a quarta maior produção histórica, com 96.585.596 megawatts-horas gerados, a binacional bateu, pelo segundo ano consecutivo, o recorde em disponibilidade operacional, atingindo o índice de 97,16%.

De acordo com o superintendente adjunto interino de Manutenção, Marco Aurélio Mauro, as elevadas produções de energia nos últimos anos acompanham um crescente aumento da disponibilidade das unidades geradoras.

O índice é um dos quatro fatores que interferem na produção da usina, ao lado de demanda de consumo, afluência da água e sistema de transmissão. E é o único que depende exclusivamente de Itaipu e de uma boa gestão da área de Manutenção.

O aperfeiçoamento dos processos da Manutenção acontece, de forma mais efetiva, desde 2012. Naquele ano, a área concluiu os trabalhos na unidade geradora U06, que ficou mais de um ano fora do sistema devido à detecção de trincas na roda da turbina, em setembro de 2010.

A desmontagem e remontagem da U06 foi um laboratório para a área melhorar os processos. A partir de 2013, foi verificado um aumento no índice de disponibilidade, que saltou de 93,86%, de 2012, para 96,21%, em 2013. Em 2017, o índice superou os 97% pela primeira vez e, em 2019, deve fechar com novo recorde.

No acumulado, de 2013 até 2019, a Manutenção aumentou em 192 dias o tempo em que as unidades geradoras estão disponíveis para gerar energia, flexibilizando, assim, o atendimento de demandas dos sistemas e aproveitamento dos picos de afluência no reservatório.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

9 + 10 =