Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Fechamento da Ponte da Amizade: entenda os motivos do protesto

Postado em 07/02/2019 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Fechamento da Ponte da Amizade: entenda os motivos do protesto*





Reprodução / Catve

Desde o final da manhã desta quinta-feira, manifestantes estão bloqueando a passagem de veículos nos trajetos de entrada e saída do país via Ponte Internacional da Amizade, em Ciudad del Este. O ponto de concentração é a Ruta Internacional, nas proximidades da aduana paraguaia.

O protesto foi convocado por forças de oposição ao chamado “Clã Zacarías”, que reúne alguns dos políticos que vêm comandando a vida política no lado paraguaio da fronteira desde o início dos anos 2000, como o ex-prefeito e atual senador pelo Partido Colorado, Javier Zacarías Irún; o ex-governador do Alto Paraná e atual deputado, Justo Zacarías Irún; e a prefeita renunciante de Ciudad del Este, Sandra McLeod de Zacarías, esposa de Javier.

Em novembro de 2018, os deputados do Paraguai aprovaram pedido de intervenção na gestão da Prefeitura da segunda maior cidade do país. A solicitação foi baseada em 15 denúncias de irregularidades, que vão desde o mau uso de recursos públicos a suspeitas de manejo político de cargos e contratos.

A prefeita Sandra McLeod, por sua vez, apresentou pedido de renúncia, que não chegou a ser apreciado pelos vereadores locais. A cidade passou a ser comandada por uma interventora, a ex-juíza Carolina Llanes, designada pelo presidente da República, Mario Abdo Benítez.

Ao término dos 60 dias de intervenção, Llanes apresentou parecer apontando a existência de outras 12 irregularidades, totalizando 27 denúncias. Sandra apresentou novo pedido de renúncia. Vereadores de oposição passaram a acampar na sede da Junta (Câmara) Municipal, para evitar que os colegas governistas formassem maioria e aprovassem a renúncia em uma eventual sessão “secreta”, para livrar a prefeita de sanções de natureza política.

A sessão em questão, convocada a toque de caixa e sem a presença dos opositores, foi feita fora do prédio do Legislativo local e resultou na aceitação da renúncia e na escolha do polêmico vereador Celso “Kelembu” Miranda, conhecido por atitudes consideradas excêntricas, como prefeito interino até que sejam convocadas novas eleições, em data a ser definida (no Paraguai, não existe o cargo de vice-prefeito). A legalidade da sessão foi questionada pelos vereadores de oposição e o Judiciário deve definir sobre a manutenção ou a anulação de todos os atos.

O protesto desta quinta-feira é uma sequência de outras manifestações e foi convocada, junto a uma “greve geral”, para que moradores de Ciudad del Este pudessem acompanhar, ao vivo pela televisão ou em um telão, a sessão extraordinária da Câmara dos Deputados, em Assunção, na qual foi apresentado o relatório da intervenção, solicitando a destituição de Sandra McLeod.

ATUALIZAÇÃO: às 15h23, com 52 votos favoráveis, a destituição de Sandra foi aprovada pelos deputados paraguaios.

Em paralelo, também em sessão extraordinária, o Senado aprovou a quebra da imunidade parlamentar do senador Javier Zacarías Irún, para que possa responder à Justiça no caso em que é suspeito de enriquecimento ilícito e apresentação de declaração patrimonial falsa.

Na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade, as decisões vindas de Assunção foram recebidas com festa pelos manifestantes, que após pelo menos três horas de bloqueio total do trânsito, passaram a liberar a circulação de veículos a conta-gotas, em sentidos alternados da Ruta Internacional.

No momento da publicação desta notícia (15h, hora brasileira), o protesto continuava em andamento, com registro de congestionamento quilométrico na BR-277 em Foz do Iguaçu, sentido Paraguai. Entretanto, devido à menor quantidade de manifestantes, a previsão é de que o ato possa ser encerrado a qualquer momento.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dez + seis =