Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Novo incêndio no Jebai Center alerta para insegurança em Ciudad del Este

Postado em 15/02/2019 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Novo incêndio no Jebai Center alerta para insegurança em Ciudad del Este*





Édgar Medina / Última Hora

Na madrugada desta sexta-feira (15), um novo incêndio atingiu o edifício do Jebai Center, uma das maiores e mais antigas galerias comerciais de Ciudad del Este, frequentada, diariamente, por milhares de compristas brasileiros.

As causas do ocorrido, que atingiu cerca de 10 boxes e depósitos localizados no terceiro piso do complexo, que ocupa quase que a totalidade da quadra da Avenida Carlos Antonio López entre a Rua Monseñor Rodríguez e a Avenida Adrián Jara, ainda estão sendo apuradas, mas estariam ligadas a um curto-circuito.

Equipes da Defesa Civil de Foz do Iguaçu foram mobilizadas para auxiliar os bombeiros de Ciudad del Este e municípios vizinhos para a contenção das chamas. Felizmente, apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos.

Após o incidente, a Prefeitura de Ciudad del Este determinou o fechamento do edifício, por tempo indeterminado, até que a estrutura seja avaliada e medidas de segurança sejam implantadas.

O Jebai Center, entretanto, é apenas um entre as várias edificações comerciais de grande porte na área central da cidade paraguaia da fronteira, que apresentam problemas e falhas em relação às regras atuais de segurança e prevenção contra incêndios.

Estimativas extraoficiais, elaboradas pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Ciudad del Este, dão conta de que mais de 70% dos grandes shoppings e edifícios comerciais da cidade não seguem à risca a regulamentação prevista quanto a saídas de emergência, escadas, portas corta-fogo, segurança das instalações elétricas e dispositivos de detecção de fumaça e combate às chamas.

Em agosto de 2004, o Paraguai viveu sua maior tragédia urbana da história moderna: o incêndio do Supermercado Ycuá Bolaños V, em Asunción, que provocou a morte de mais de 300 pessoas, com registro de outros 300 feridos. Apesar da magnitude do episódio, houve pouco avanço em matéria de segurança desde então.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

três × cinco =