Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Lei paranaense valida diplomas de pós-graduação emitidos em países do Mercosul

Postado em 29/03/2019 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Lei paranaense valida diplomas de pós-graduação emitidos em países do Mercosul*





Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Entrou em vigor no Paraná a lei que garante o reconhecimento de diplomas de pós-graduação, emitidos nos países do Mercosul e em Portugal, de professores e pesquisadores de instituições estaduais de ensino.

A Lei nº 19.829/2019, de autoria dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Alexandre Curi (PSB), foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (29).

Leia Também: Diplomas do Paraguai e da Argentina serão aceitos no Brasil.

“Estamos garantindo a oportunidade que centenas de profissionais possam contribuir com seus conhecimentos na melhoria do ensino, qualificação de pesquisas e no desenvolvimento do nosso Estado”, reforçou Romanelli.

A lei foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Ademar Traiano (PSDB), depois de um acordo de líderes encaminhado pela liderança do Governo do Estado, que derrubou o veto do Poder Executivo.

Para o deputado Alexandre Curi, prevaleceu o bom senso por parte dos deputados, que entenderam a importância do projeto, num primeiro momento alvo de veto, mas que agora passa a valer, “demonstrando também respeito pelas instituições do Mercosul e da pátria de nossos descobridores”.

A lei beneficia pós-graduados stricto sensu (mestrado e doutorado) em cursos integralmente presenciais.

Segundo os autores da lei, a medida reduz a burocracia e diminui custos no processo de reconhecimento dos diplomas. Também aumenta a integração entre os países do Mercosul e de Portugal com o Paraná, aproximando o ensino e a produção de conhecimento de nível superior, promovendo o intercâmbio cultura, científico e educacional.

“Estimular esse intercâmbio traz benefícios para a Educação e atrai profissionais com experiências diversas”, salienta Romanelli. A legislação atende ainda uma grande demanda por doutores no ensino superior e por melhorias na qualidade do ensino na educação básica.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

onze + 10 =