Ouça agora

Notícias de Foz

Compartilhe agora

PTI desenvolve programa de Pós-graduação em parceria com a Uniamérica e universidades da França

Postado em 14/03/2019 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : PTI desenvolve programa de Pós-graduação em parceria com a Uniamérica e universidades da França*





Divulgação

O programa de Pós-graduação voltado para estudos de sustentabilidade na região Oeste do Paraná teve a parceria oficializada com a assinatura do termo de intenções entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Centro Universitário Uniamérica.

Os cursos, em nível de especialização com participação de universidades da França, fazem parte do Laboratório de Cidades e Territórios em Transição para a Sustentabilidade (LabCidades), criado pelo PTI e pela Itaipu Binacional.

O objetivo do LabCidades é de apoiar o fortalecimento das regiões Oeste e Trinacional para que se tornem mais atrativas de se viver, trabalhar e investir. Em razão disso, é que os cursos de pós-graduação têm caráter interdisciplinar, unindo rigor acadêmico com a atuação em campo.

A formação dos cursos do LabCidades é reconhecida como MBA pela Uniamérica. Para obtenção do título de especialista, o profissional deve apresentar um produto útil ao seu município na temática sustentabilidade urbana, em formato de monografia.

No MBA, o aluno coloca em prática seus conhecimentos e também se apropria de uma metodologia ativa, que pode ser aplicada a identificação e solução das mais diversas questões em suas instituições.

As temáticas estudadas, além da realidade de cada município, também seguem os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ideia, segundo a gerente do LabCidades, Adriana Brandt, é despertar reflexões e, partir daí, aprofundar conhecimentos e construir respostas que cheguem a cada pessoa. Ela afirma que, embora a economia da região seja pautada no turismo, na Itaipu e no agronegócio, as pessoas vivem principalmente nas cidades.

Para o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, a gestão dos sistemas urbanos apresenta desafios contínuos quanto aos aspectos da sustentabilidade, e a iniciativa tem entre seus objetivos promover a melhoria da gestão e do planejamento destes ecossistemas.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

nove + 20 =