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Cursos da Unila obtêm notas 4 e 5 em avaliação do MEC

Postado em 11/04/2019 por

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*Fonte imagem : Cursos da Unila obtêm notas 4 e 5 em avaliação do MEC*





Divulgação / Unila

Sete cursos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com sede em Foz do Iguaçu, foram avaliados, entre o final de março e o início de abril, por comissões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Os cursos de Biotecnologia, Geografia Licenciatura e História Licenciatura obtiveram o conceito 5, ou seja, “excelente”. Já os cursos de Engenharia Química, Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, Filosofia e Matemática obtiveram nota 4, que equivale a “muito bom”.

Na visão do pró-reitor de Graduação da Unila, Lúcio Flávio Gross Freitas, “a avaliação dos cursos feita pelo Inep/MEC é, na verdade, o retrato de como esses cursos vêm respondendo às expectativas e finalidades”.

Com essas novas avaliações, chega a 23 o número de cursos de graduação da Unila já avaliados (de um total de 29). “Destes, 22 têm notas entre 4 e 5 (muito bom e excelente), o que é um resultado extremamente positivo, mostrando que, sim, os cursos têm atendido à sua finalidade social, com impacto direto não apenas na questão local, mas também regional e internacional, que é o foco da nossa Universidade”, salienta.

O coordenador do curso de Geografia, Breno Viotto Pedrosa, declara que “é uma grande satisfação ver todo o nosso esforço dando resultado. Isso mostra o trabalho consistente de todo o corpo docente”. Para ele, o curso ainda tem alguns desafios, como a ampliação do corpo docente e a redução da evasão, mas “a avaliação já mostra os frutos do comprometimento de toda a equipe”.

A coordenadora do curso de Biotecnologia, Carla C. Grade, destaca que a avaliação do curso com nota 5 reflete “o trabalho duro que tem sido feito, com grande comprometimento pelos professores, coordenadores de curso, técnicos e também pelos próprios alunos. Eles (discentes) ‘vestem a camisa’, e isso foi percebido pela comissão de avaliação do Inep/MEC”, relata.

O Inep é o órgão responsável pelo sistema de avaliação de cursos superiores no país, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, e garante a transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade.

Os instrumentos que dão base à produção de indicadores de qualidade e aos processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas – como esta realizada na Unila recentemente.

No âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da regulação dos cursos de graduação no País, prevê-se que os cursos sejam avaliados periodicamente. Assim, os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.

Cada curso é avaliado separadamente, em datas específicas. Na visita, que dura dois dias, os avaliadores analisam todas as documentações relativas ao curso, fazem visitas in loco nas instalações da Universidade e reúnem-se com a Comissão Própria de Avaliação, com o Núcleo Docente Estruturante, com o Colegiado de Curso e com os corpos discente e docente.

Apenas após reunir as informações sobre todos esses elementos, os avaliadores concluem o trabalho e atribuem a nota. O conceito final é composto pela média entre as notas das seguintes dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura.

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