Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Fim da integração no TTU prejudica passageiros em Foz do Iguaçu

Postado em 26/08/2019 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Fim da integração no TTU prejudica passageiros em Foz do Iguaçu*





Divulgação / Único Foz

A empresa Único Foz, operadora do cartão de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de Foz do Iguaçu, anunciou, nesta segunda-feira (26), que não haverá mais integração (troca de ônibus sem pagar por uma segunda passagem) para quem paga a tarifa em dinheiro.

Atualmente, passageiros que não utilizam o Cartão Único podem fazer a troca de ônibus no Terminal de Transporte Urbano (TTU), no Centro da cidade, entrando pelas portas de trás e sem precisar desembolsar outros R$ 3,75.

A partir de 09/09, no entanto, o terminal deixará de ser integrado e todos os passageiros serão obrigados a entrar pela porta da frente.

Para pegar um segundo ônibus, o passageiro terá de pagar mais R$ 3,75 ou fazer o cartão de bilhetagem eletrônica, que possibilita, desde 2011, a troca de ônibus fora do terminal, mas somente no intervalo de 60 minutos desde a primeira passagem pela roleta (Atualização: segundo Fernando Maraninchi, diretor-superintendente do Foztrans, está em análise a ampliação do tempo de integração para 90 minutos).

“O pagamento em dinheiro continua valendo, mas o benefício da integração só é possível com o cartão Único”, afirma a operadora do cartão, em comunicado difundido à população por meio de sua página na rede social Facebook.

A medida, que afeta também os turistas que visitam a cidade, além de paraguaios e argentinos que não contam com o Cartão Único, está gerando duras críticas nas redes sociais. Entre 45% e 40% das viagens feitas diariamente nos ônibus de Foz do Iguaçu são pagas com dinheiro.

Atualmente, há linhas do transporte coletivo que circulam com intervalos superiores a 60 minutos. Para o trabalhador que sai de um dos hotéis da BR-469, por exemplo, e faria a troca de ônibus no TTU para embarcar em um coletivo da linha “Três Lagoas Praia” (que circula de hora em hora), o tempo de 60 minutos pode ser insuficiente para evitar o pagamento de uma nova tarifa, mesmo se a troca for feita em um ponto na Rua Almirante Barroso ou na Avenida JK (Atualização: segundo Fernando Maraninchi, diretor-superintendente do Foztrans, está em análise a ampliação do tempo de integração para 90 minutos).

Durante a gestão do ex-prefeito Reni Pereira, tendo Carlos Juliano Budel como superintendente do Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans), já houve tentativa de acabar com a integração para quem paga em dinheiro no transporte coletivo de Foz do Iguaçu. Na ocasião, porém, foi anunciado, como medida mitigadora, aumento no tempo de integração com o cartão, de 60 para 90 minutos.

Além disso, a obrigatoriedade de entrar pela porta da frente no TTU e girar a roleta deve resultar em demora maior para os ônibus que trafegam pelo local. Pelas duas portas traseiras, que são mais largas, é possível a entrada mais de um passageiro ao mesmo tempo. Pela porta da frente, entra apenas uma pessoa por vez.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

2 + dezenove =