Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Pista do Aeroporto de Foz será ampliada antes da concessão

Postado em 07/08/2019 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Pista do Aeroporto de Foz será ampliada antes da concessão*





Agência Estadual de Notícias

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, anunciaram nesta terça-feira (6), em Brasília, que a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (Cataratas) será feita antes da concessão para a iniciativa privada.

A obra de 600 metros permitirá receber voos internacionais e deverá custar cerca de R$ 70 milhões. Os recursos serão disponibilizados pela Infraero.

Foz do Iguaçu é o segundo maior destino turístico de estrangeiros do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro, e a ampliação permitirá encurtar o caminho de melhorias no aeroporto e potencializar o turismo da região, vital para o Estado. Estudos da Secretaria de Turismo do município indicam que a nova pista pode aumentar em até cinco vezes a movimentação de pessoas na cidade.

“Desde janeiro estamos batendo nessa tecla da ampliação da pista antes mesmo da concessão, que vai acontecer no final de 2021. Até a empresa vencedora assumir, e implementar a nova pista, teríamos 2025 e cinco ou sete anos a menos de proveito de turismo”, explicou o governador Ratinho Junior. “Dessa maneira conseguimos convencer a Infraero e a Secretaria de Aviação Civil da necessidade de antecipar a construção da nova pista”.

A Infraero vai se debruçar sobre as licenças e readequações nos próximos seis meses para acelerar a licitação e até dezembro de 2020 ou no primeiro trimestre de 2021 a nova pista poderá ser inaugurada. O aeroporto também subirá de categoria para a concessão e valerá mais de R$ 1 bilhão, além de receber novos equipamentos.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, essa ampliação permitirá a abertura de novas rotas no continente. “É uma notícia importante não só para Foz do Iguaçu, mas para o Paraná e o Brasil. Essa conquista da ampliação é fundamental para elevar as nossas Cataratas como principal destino de estrangeiros no País”, destacou.

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu será privatizado no pacote de concessões do Governo Federal que engloba os aeroportos de Curitiba (Bacacheri), São José dos Pinhais (Afonso Pena) e Londrina. O bloco sul envolve ainda as concessões de dois aeroportos em Santa Catarina e três no Rio Grande do Sul.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

3 × 4 =