Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Coronavírus: Saúde apura caso suspeito em Foz do Iguaçu

Postado em 29/02/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Coronavírus: Saúde apura caso suspeito em Foz do Iguaçu*





Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), de Foz do Iguaçu, ativou, neste sábado (29), o protocolo definido pelo Ministério da Saúde para verificação de caso suspeito de coronavírus.

A situação refere-se a uma moradora do município, que esteve na Itália até o último dia 16 e procurou a UPA do Morumbi relatando tosse, conforme nota oficial reproduzida abaixo:

Nota à Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), através da Vigilância Epidemiológica, informa que foi identificado um caso suspeito de Covid-19 (Coronavirus) em Foz do Iguaçu.

Trata-se de uma paciente de 23 anos, vinda de Roma, na Itália. Ela chegou a Foz no dia 16 de fevereiro, e no dia 21 iniciou um quadro de tosse. No dia de hoje (29) a paciente procurou a Upa Dr Walter Cavalcante, no Morumbi, apresentando febre e tosse, sem outros sintomas. Devido ao quadro clínico, o caso foi encaminhado ao CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), que classificou como caso suspeito.

Todos os materiais coletados serão encaminhados ao Lacen e as orientações quanto ao isolamento da paciente foram repassadas aos familiares pela equipe médica.

Como o caso é classificado como baixa gravidade, ela permanecerá em quarentena, na própria residência, enquanto aguarda os resultados dos exames.

Enquanto esteve na Upa, a paciente permaneceu isolada com uso de máscara e todos os demais procedimentos foram adotados pela equipe médica.

Além disso, a Comunicação Social da Prefeitura divulgou texto contendo informações de utilidade pública sobre o coronavírus, bem como um contato de Whatsapp (45 99992-0550) criado para esclarecer dúvidas:

Com a divulgação do primeiro caso suspeito de Coronavírus em Foz do Iguaçu, é natural que surjam dúvidas e questionamentos. É importante esclarecer que:

1) Trata-se apenas de um caso suspeito, devido a paciente ter sintomas de gripe e residir na Itália.
Toda a análise ainda será feita para descartar ou não o caso.

2) Trata-se de um caso de baixa gravidade, tanto que a paciente não ficará internada em ambiente hospitalar. Ficará de quarentena, mas em sua residência, com acompanhamento da equipe médica e de vigilância.

3) As pessoas que tiveram contato com a paciente, serão contactadas pela equipe médica e monitoradas, até a conclusão da análise laboratorial do caso.

4) Não há motivo pra desespero, pra usar máscaras ou qualquer coisa parecida.

5) A chance do caso ser descartado, assim como os centenas de outros, pelo Brasil, é muito grande (já que Roma não está entre as cidades em epidemia na Itália).

Informações atualizadas diariamente você confere no programa “Manhã RCI”, de segunda a sábado, das 8h às 10h, com transmissão ao vivo no Facebook Rádio RCI Iguassu.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

1 × um =