Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Confira os casos de coronavírus por região de Foz do Iguaçu

Postado em 16/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Confira os casos de coronavírus por região de Foz do Iguaçu*





Vigilância Epidemiológica / Unila

Foz do Iguaçu tem, de acordo com o boletim atualizado nesta quarta-feira, 35 casos confirmados de moradores contaminados pelo novo coronavírus.

Leia Também: Hospital mantido por Itaipu vai auxiliar testagem em massa | Uso de máscaras e proibição de idosos no comércio entram em vigor em Foz do Iguaçu | Foz do Iguaçu monta barreira sanitária na BR-277.

A distribuição por regiões da cidade, conforme trabalho de georreferenciamento feito em parceria entre o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), leva em conta o endereço informado pelos pacientes.

Em algumas situações, o endereço é o mesmo, como o de um casal que deu positivo para a covid-19 após viajar para o estado de São Paulo.

Confira, abaixo, a listagem com os 29 pontos referenciados no mapa (clique aqui para ver o mapa em melhor resolução):

Avenida das Cataratas e Carimã – 02 endereços
Centro e Maracanã – 06 endereços
Polo Centro – 03 endereços
Monjolo e Vila Pérola – 02 endereços
Jardim Panorama – 02 endereços
Vila Borges e Lindoia – 02 endereços
Jardim Niterói – 01 endereço
Morumbi – 02 endereços
Parque Presidente II – 01 endereço
Vila “A” – 02 endereços
AKLP – 01 endereço
Parque Imperatriz – 01 endereço
Santa Rita – 01 endereço
Grande Três Lagoas – 02 endereços
Universitário das Américas II – 01 endereço

Regiões populosas da cidade, como Porto Meira e Vila “C”, ainda não tiveram registro de casos confirmados da doença.

ESCLARECIMENTO SOBRE O GEORREFERENCIAMENTO DA COVID-19

A distribuição de casos da Covid-19 por localidade geográfica chama-se georreferenciamento e é uma das ferramentas fundamentais da epidemiologia descritiva, que é aquela que procura estudar a distribuição da freqüência de determinado evento relacionado à saúde com relação à população, espaço e tempo.

É uma ferramenta amplamente utilizada pelos países, estados e municípios que estão sofrendo com a pandemia da Covid-19, principalmente para determinar a extensão da doença. O objetivo de expor esta ferramenta à população, em momento nenhum foi o de provocar alarme ou expor pessoas doentes, mas sim, identificar características ou fatores de risco nas localidades e tentar modificá-los através de esforços preventivos, tais como projetos para detecção precoce da doença.

A avaliação de risco de contaminação na localidade por si só é vazia e infundada uma vez que dos 35 casos confirmados da Covid-19 em Foz do Iguaçu, somente 09 permanecem em isolamento domiciliar aguardando o resultado de exames e destes somente 5 ainda apresentam algum sintoma respiratório, o que caracteriza a fase de transmissão da doença.

A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu é formada por profissionais altamente capacitados e comprometidos, que utilizam todos os instrumentos disponíveis para monitoramento da situação, sempre norteados pelas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS) e a divulgação dos indicadores ocorre sempre de forma clara e transparente, cumprindo desta forma, o seu papel junto a comunidade.

Roberto Valiente Doldan
Gerente Técnico
Vigilância Epidemiológica
16/04/2020

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

vinte − 17 =