Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Empresas de Foz do Iguaçu devem assinar Termo de Responsabilidade Sanitária

Postado em 06/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Empresas de Foz do Iguaçu devem assinar Termo de Responsabilidade Sanitária*





Reprodução / Diário Oficial

A Prefeitura de Foz do Iguaçu disponibilizou, nesta segunda-feira (6), o Termo de Responsabilidade Sanitária para as empresas em funcionamento neste período de pandemia, ou seja, aquelas que se enquadram como serviços essenciais.

Leia Também: Foz do Iguaçu tem 10 pacientes internados com suspeita de covid-19 | Prefeitura e Acifi divergem sobre data de reabertura do comércio.

O documento foi publicado no Diário Oficial do Município. O objetivo é fortalecer o enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do novo coronavírus – Covid-19.

O termo detalha todas as medidas preventivas que devem ser obrigatoriamente adotadas para garantir a segurança de usuários e trabalhadores dos serviços essenciais, incluindo limitação da quantidade de pessoas dentro do local e a distância mínima de dois metros entre os clientes. É necessário, ainda, disponibilizar álcool em gel e equipamentos de proteção individual aos funcionários.

São 11 pontos previstos:

1 – Adotar medidas de higiene em todas as superfícies e equipamentos utilizados e compartilhados pelos clientes;

2 – Manter ambientes arejados, bem como a fixação de cartazes que promovam orientações básicas quanto aos cuidados de prevenção e higiene para a redução da transmissibilidade da Covid-19;

3 – Se responsabilizar pelo controle de quantidade máxima de pessoas no interior do estabelecimento, limitada a 50% da capacidade prevista no projeto técnico de prevenção a incêndio e desastre aprovado pelo Corpo de Bombeiros, controlando o distanciamento mínimo de 2m (dois metros) entre as pessoas.

4 – Se responsabilizar pelo distanciamento mínimo de 2m (dois metros) entre as pessoas em eventuais filas internas e externas aos estabelecimentos;

5 – Manter acesso restrito aos elevadores apenas para pessoas com deficiência, gestantes e idosos, com limite de uma pessoa e higienização a cada uso;

6 – Restringir o uso de espaços coletivos de espera, na forma do item 3;

7 – Disponibilizar responsáveis na entrada e nas suas dependências para orientar e realizar o procedimento de higienização de mãos (ofertar pia de lavagem de mãos com sabão líquido, água e papel toalha ou álcool gel 70%);

8 – Providenciar e determinar o uso de EPI’s para os trabalhadores, conforme recomendações do Ministério da Saúde;

9 – O transporte de funcionários, quando realizado pela empresa, não deve exceder a capacidade de pessoas sentadas;

10 – Adotar a recomendação do uso de máscaras pelos clientes em ambientes comerciais;

11 – Priorizar trabalho remoto para os setores administrativos.

O documento é obrigatório e deverá ser firmado, também, pelas concessionárias de serviços públicos e terceirizados do município. Após a assinatura, o documento deve ser digitalizado e enviado em formato PDF pelo link https://www5.pmfi.pr.gov.br/central_servicos/, opção PROTOCOLO, até o dia 8 de abril de 2020.

Os estabelecimentos que não aderirem ou não cumprirem as medidas previstas no Termo de Responsabilidade Sanitária poderão ser multados em até 100 UFFI’s (Cem Unidades Fiscais), o equivalente a R$ 8.708,00. As punições incluem, ainda, interdição com possível procedimento de cassação e eventual responsabilização junto ao Ministério Público.

Em Foz do Iguaçu, segundo a Prefeitura, a fiscalização tem sido constante e é feita por órgãos de Segurança, Secretaria da Fazenda e Vigilância Epidemiológica. Situações de descumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus podem ser denunciadas pelo telefone 199.

De acordo com o Decreto 27.994/20, se enquadram como serviços essenciais supermercados, mercados, farmácias, panificadoras, cartórios e tabelionatos, casas lotéricas e casas de câmbio, postos de combustíveis, serviços não presenciais de instituições financeiras, clínicas veterinárias,comércio de alimentos para animais e serviço de petshop, comércio de produtos naturais, distribuidoras de água e gás, inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal e vegetal, restaurantes e lanchonetes, segurança pública e privada, serviços funerários, serviços de entrega rápida, serviços de coleta, reciclados, remoção e transporte de entulhos, setor industrial da construção civil, entre outros.

A Secretaria da Fazenda estima que mais de 300 empresas estejam abertas neste período. A relação completa das empresas que podem permanecer abertas estão publicadas em Diário Oficial, edição de 26/03.

Para fazer o download do Termo de Responsabilidade Sanitária, clique aqui.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dois + 20 =