Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Laboratório Municipal é habilitado para testes de Covid-19

Postado em 29/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Laboratório Municipal é habilitado para testes de Covid-19*





Prefeitura Municipal / Unila

O Laboratório Municipal, administrado pela Fundação Municipal de Saúde, está habilitado para fazer testes de covid-19 em Foz do Iguaçu. A oficialização foi enviada hoje (29) pelo Laboratório Central do Estado (LACEN/PR), nove dias depois de o município obter o credenciamento.

Com a validação, será possível uma maior celeridade nos resultados e um melhor diagnostico sobre a situação do município frente a pandemia. O Laboratório de Biologia Molecular do Hospital Municipal, em parceria com aUniversidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), terá a capacidade para a testagem de 200 pacientes por dia, numa instituição 100% SUS. O tempo estipulado para o resultado é de três horas.

“Essa é mais uma conquista do nosso Hospital Municipal, do Laboratório, em parceria com a Unila, que cedeu os equipamentos e nos ajudou na compra dos 28 mil testes. Nessa união de esforços, vamos criando em Foz uma estrutura diferente de qualquer outra cidade do Paraná, com dois laboratórios habilitados (Municipal e HMCC). Desta forma, teremos respostas rápidas que possibilitam um melhor monitoramento da doença”, comentou o prefeito Chico Brasleiro.

Testes

Foram investidos aproximadamente R$ 900 mil reais na aquisição de 28 mil kits para exames da covid-19, sendo 84% deste valor assumido pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde, e 16% pela Unila.

“A parceria da Unila e Hospital Municipal foi essencial para que conseguíssemos implantar e realizar os teste de RT-PCR .Por meio dos professores e pesquisadores tivemos acesso à fornecedores de credibilidade, que além de disponibilizarem os melhores insumos e reagentes, conseguiram um prazo de entrega que atendia o nosso planejamento”, destaca Rafael Santos, gerente e responsável técnico do Laboratório Municipal.

“Com essa celeridade no diagnóstico dos exames é possível, por exemplo, tomar decisões em tempo propicio, que venham mitigar os efeitos da pandemia em nosso município e na 9ª Regional de saúde”, enfatizou o diretor-presidente do Hospital Municipal, Sergio Fabriz.

Para a Unila, esta conquista cumpre com seu compromisso enquanto Universidade Federal, de auxiliar o município com seu Know-how tecnológico e cientifico , no enfrentamento à covid-19. “Mais uma vez entendemos que a consolidação desta habilitação reforça a importância da atuação interinstitucional, onde diferentes atores somam forças, e quem ganha é a sociedade” destaca o professor Gleisson Alisson Pereira de Brito, Reitor da Unila.

Na segunda-feira (27) o Lacen também emitiu a habilitação para que o Hospital Ministro Costa Cavalcanti possa realizar os testes. Caberá à 9ª Regional definir o fluxo de envio das amostras dos casos. Elas poderão ser mandadas para o Lacen ou diretamente para o Costa, com possibilidade de se conseguir o resultado do diagnóstico mais rápido.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dois × dois =