Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Primeira morte por coronavírus no lado paraguaio da fronteira

Postado em 01/05/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Primeira morte por coronavírus no lado paraguaio da fronteira*





Google Maps

O departamento do Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, registrou seu primeiro óbito provocado pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

Leia também: Brasil prorroga fechamento das fronteiras por 30 dias.

A confirmação foi dada nesta quinta-feira (01) pelo Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Governo do Paraguai.

A vítima, de 49 anos, é um homem residente na cidade de Presidente Franco (vizinha a Ciudad del Este e Foz do Iguaçu), que tinha apresentado sintomas respiratórios compatíveis com a covid-19.

Nesta semana, ele deu entrada no Hospital Distrital de Presidente Franco, onde faleceu após complicações cardíacas.

A morte ocorreu na terça-feira (28), mas o exame comprovando a presença do coronavírus no organismo da vítima ficou pronto somente na quinta.

Como se tratava de um caso suspeito, o sepultamento foi feito no próprio dia da morte, com a ativação de todos os protocolos para diminuir os riscos de contaminação de familiares e amigos.

No âmbito nacional, o Paraguai tem 10 óbitos atribuídos ao coronavírus, de um total de 266 pacientes infectados. Cinco pessoas estão internadas em hospitais, enquanto que 113 já são consideradas curadas, e, as demais, estão sendo acompanhadas via monitoramento domiciliar.

A quarentena total no país está mantida até este domingo (03), com pena de prisão ou multa para quem sair às ruas sem justificativa plausível.

A partir de 04/05, o governo paraguaio pretende começar a aplicar o que vem sendo chamado de “Quarentena Inteligente”, com a reabertura de pequenos negócios e a aplicação de medidas graduais, a cada 21 dias, para suavizar as regras de isolamento.

A reabertura das fronteiras, conforme o cronograma original do plano (sujeito a alterações), deve ocorrer apenas após a etapa prevista para o dia 15/06, a depender das condições epidemiológicas internas e dos países vizinhos.

O Brasil é, neste momento, o principal ponto de preocupação, uma vez que o país concentra, sozinho, mais casos e mortes do que a somatória de todos os outros países da América do Sul.

Foz do Iguaçu, no lado brasileiro, tem duas mortes provocadas pela covid-19, com 49 casos confirmados no boletim desta quinta-feira (30). Puerto Iguazú, no lado argentino, tem quatro casos positivos, o mais chamativo, tendo como paciente uma menina de apenas quatro anos de idade.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

três × 1 =