Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Parque Nacional do Iguaçu recebe certificação de ambiente protegido

Postado em 12/08/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Parque Nacional do Iguaçu recebe certificação de ambiente protegido*


Entrega foi nesta terça-feira (11), em reconhecimento ao cumprimento dos protocolos sanitários.

Imagem: Christian Rizzi / AMN.

O Parque Nacional do Iguaçu recebeu na tarde de ontem (11), o Certificado de Responsabilidade Sanitária e o Selo de Ambiente Protegido. A chancela foi concedida pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Sebrae-PR e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Foz do Iguaçu foi um dos primeiros destinos do Brasil a adotar a medida e a experiência acabou servindo de modelo para outras cidades. A certificação foi entregue após a verificação de que a unidade de conservação, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, cumpriu todas as medidas recomendadas pela Vigilância Sanitária no enfretamento da pandemia.

A outorga, criada por decreto municipal, atesta os atrativos turísticos, meios de hospedagem, restaurantes e demais estabelecimentos que cumprem os protocolos de segurança sanitária. O Complexo Turístico Itaipu foi o primeiro atrativo de Foz do Iguaçu a receber o Certificado de Responsabilidade Sanitária e o selo de ambiente protegido.

“A aplicação dos protocolos sanitários foi um trabalho entre a Gestão Integrada, o Parque Nacional do Iguaçu e as concessionárias. Receber a certificação é uma garantia de que construímos um ambiente seguro para que os visitantes voltem ao nosso destino”, destacou o chefe do parque, Ivan Baptiston.

Também receberam a certificação a Cataratas SA, responsável pela gestão da visitação turística do Parque Nacional do Iguaçu; e o Macuco Safari, empresa que gerencia o passeio de barco nas Cataratas do Iguaçu.

A entrega da certificação foi realizada no Centro de Recepcão de Visitantes do PNI pelo secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paulo Angeli, e pelo consultor do Sebrae-PR, Marcelo Padilha. Receberam a certificação o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston, ao diretor da Cataratas do Iguaçu S/A, Adélio Demeterko, e a representante do Macuco Safari, Juliane Nunes.

“Foz do Iguaçu está na vanguarda no cumprimento dos protocolos sanitários, que fazem parte da nossa responsabilidade em atender bem e garantir a segurança dos turistas”, ressaltou Angeli. “O Certificado de Responsabilidade Sanitária, juntamente com o Selo de Ambiente Protegido, são o nosso cartão de boas-vindas para os turistas que nos visitarem daqui por diante. Estamos adotando todas as medidas necessárias para que os visitantes possam vir tranqüilos a Foz do Iguaçu, pois aqui, eles serão bem cuidados”, afirmou Piolla.

Os atrativos cumprem mais de 30 exigências para receberam o Certificado. Entre elas: Montar barreira sanitária, com tapete sanitizante, medição de temperatura e aplicação de questionário sobre sintomas respiratórios; realizar busca ativa diária de pessoas (colaboradores e clientes) com sintomas compatíveis com a Covid-19; priorizar o check-in eletrônico na venda dos ingressos; exigir o uso de máscaras de colaboradores e visitantes, instalar pontos de álcool gel em locais estratégicos e também deverão proceder a limpeza e desinfecção dos veículos ao final de cada viagem.

A certificação faz parte da série de ações adotadas pelo programa Acelera Foz, que tem como objetivo recuperar a economia da cidade. Fazem parte da iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Sebrae, Programa Oeste Desenvolvimento, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) e O Conselho Municipal de Turismo (Comtur), dentre outras instituições.

RCI, com Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

1 × quatro =